Almoço Solidário

Abertas as vendas de ingresso para 3ª edição do Almoço Solidário, ação do Celebrar Maricá

Compartilhe essa matéria:

3ª edição do Almoço Solidário

Solidariedade e boa gastronomia. Essa é a proposta do Almoço Solidário, do Celebrar Maricá, que acontece no dia 28/01, às 12h, no Restaurante Divinus, na Barra de Maricá. Os ingressos – cuja renda será revertida em doação para três instituições sociais: Núcleo de Atividades Interativas & Recreativas (Nair), no Centro; Associação Pestalozzi de Maricá, em Araçatiba; e Instituição Filantrópica Seara do Amor (Ifisa), em Itaipuaçu já – estão disponíveis pelo site Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/almoco-solidario-3-edicao-2023/1804850). Ação é feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Maricá (CDL), com apoio da Prefeitura de Maricá, da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e da Rota Gastronômica de Maricá.

 

Na terceira edição do Almoço Solidário, chefs de nove restaurantes da cidade, entre eles Aleixo, Casa di Bolo, Restaurante do Alexandre, Restaurante Divinus, Restaurante Pérola Negra e Wallabies, vão cozinhar, juntos, uma paella caipira, que vai custar R$ 57 (750ml). O almoço solidário entrou na segunda edição do Celebrar Maricá, em 2019, a partir de uma proposta da Rota Gastronômica.

 

O presidente da Rota Gastronômica de Maricá, Marcello Perrone, explica que a Rota tem o intuito de desenvolver a gastronomia para a cidade e criar um legado para Maricá. De acordo com ele, não é possível desenvolver algo sem tentar ajudar pessoas que realmente precisam. Por isso, é importante que eles participem de eventos solidários, para tentar envolver e levar a gastronomia maricaense para todos.

 

“Nós temos a tem intenção de transformar a comida de rua em algo mais elevado, tentar que os restaurantes tragam uma melhor qualidade nos seus produtos, seus ingredientes, seus serviços e sem deixar de atender a quem precisa, sem deixar de ter uma visão de sustentabilidade, de amor ao próximo, de ajuda a quem precisar”, garante Marcello, que também é chef do restaurante Wallabies, no Centro.

 

Uma novidade nesta edição é que quem optar por comprar o ingresso antecipado, mas por algum motivo, não puder comparecer ao almoço, o valor da compra é revertido em kit, cesta básica, alimentação para as mesmas instituições.

Receita espanhola com toque brasileiro

A receita escolhida para o almoço vai ser a paella, típica espanhola, mas com gostinho da culinária brasileira, com ingredientes como base sendo carne de porco, frango, linguiça, embutidos, ovos e mais.

 

 

“Nós fazemos como se fosse uma paella do interior do Brasil, para ficar mais eclética, abrasileirada, uma culinária com sabor do nosso país aqui em Maricá”, garante Marcello Perrone. E para ser ainda mais abrangente, os chefs vão preparar uma paella vegana. “A ideia é que seja inclusivo, queremos atender todo mundo, para que todos possam ajudar. Nossa intenção é tentar arrecadar o máximo, para repassar 100% do valor para as instituições”, garante Perrone.

 

Para a presidente do Ifisa, Eunice Mangia Peixoto, a ajuda que o Almoço Solidário dá para a Instituição é muito importante, já que eles atendem cerca de 30 crianças em horário integral, que fazem cinco refeições por dia na instituição.

 

 

“O almoço solidário tem nos ajudado muito, eu tenho certeza que ele vai ser um sucesso porque ano passado já foi maravilhoso, não só pelo almoço, pela comida, mas o evento, a participação… Tudo foi incrível! A nossa expectativa é que esse ano seja ainda melhor”, deseja.

 

O presidente da CDL, Paulo Santos, conta que eles fizeram pesquisas para saber o que cada instituição, de fato, estava necessitando. Segundo ele, foi bem interessante esse trabalho anterior ao evento, porque perceberam que elas estão precisando de alimentos.

 

“Todas as três instituições têm um trabalho muito bacana, intenso e relevante tanto para os assistidos quanto para os familiares e como a alimentação está cara hoje em dia, este ano o projeto vem com uma força bem grande neste campo. A cidade e os empresários de Maricá são bem envolvidos na ação, porque temos uma visão maior do que o almoço solidário, que é colocar as instituições como protagonistas, para que elas possam dialogar com os empresários e que essa parceria aconteça durante o ano inteiro. Então, o evento é como se fosse uma introdução, uma forma da gente ajudar a estabelecer essa relação”, afirma Paulo.

Take Away é novidade nesta edição

O chef e proprietário do Restaurante do Alexandre, em Araçatiba, e vice-presidente da Rota Gastronômica de Maricá, Alexandre Pietrobom, explica que, nesta edição, também será possível o serviço de take away, ou seja, a retirada do almoço para consumir em outro espaço.

 

“Quanto mais nós arrecadarmos, melhor é para as entidades. Por isso, além de servirmos o prato no local, vamos ter a opção de take Away. As instituições passaram dificuldades na pandemia, porque elas vivem de arrecadação. Então, nós, empresários, nos juntamos com a CDL para começar essa ação e deu certo. E o que dá certo, tem que continuar. Eles passam por dificuldades e uma ajuda dessa é super bem-vinda. Já fiz ação para o Nair, por exemplo, porque eles iam fechar as portas e a população se juntou para ajudar. Tenho um filho especial que estuda lá e, por isso, acho muito importante ajudar essas instituições”, analisa Alexandre.

 

Psicóloga e presidente do Nair, Elaine Alves Teixeira explica que o Almoço Solidário ajuda muito a instituição tanto materialmente como em visibilidade para a entidade.

 

 

“Já participamos duas vezes e toda a arrecadação que recebemos, anteriormente, colaborou no pagamento de contas. Nossa expectativa é que o evento, dessa vez, consiga superar o anterior e consequentemente nos ajudar ainda mais em nossas necessidades”, deseja Teixeira.

 

Participando pela 3º vez, a presidente da Associação da Pestalozzi de Maricá, Maria Aparecida Carvalho, acredita que o almoço ajuda em diversos fatores a entidade, como na divulgação do trabalho da instituição e no envolvimento de mais pessoas na causa e na arrecadação financeira para a Pestalozzi.

 

“A equipe do Celebrar Maricá está organizada para conseguir maior arrecadação, atraindo mais gente para participar desse almoço, então, a expectativa é que possa vir ainda mais recursos arrecadados para as instituições. Além disso, é uma oportunidade de mais pessoas nos conhecerem e colaborarem durante o ano também, sendo um contribuinte da instituição, passando a ser associada, quem sabe um voluntário”, afirma Maria Aparecida.

Música e entrega de prêmios

Além de comida boa e ação social, a programação do Almoço Solidário inclui show do cantor e compositor Rafael Caçula. Neste dia, também serão entregues os prêmios aos vencedores de outras ações do Celebrar Maricá: Natal Premiado, Celebrar Fest Gourmet e Concursos Culturais de decoração de casas, condomínios e vitrines de lojas.

 

 

Foto: Leonardo Fonseca e Matheus Couto

Fonte: Codemar

Almoço Solidário

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: