A segurança nos aplicativos de transporte

A segurança nos aplicativos de transporte

Compartilhe essa matéria:

O aplicativo de transporte e você!

A segurança nos aplicativos de transporte. Quem não gosta de ter um carro a sua disposição com um simples toque na tela do celular? É bom demais!

Você já parou pra pensar como funciona essa tecnologia dedicada a nos atender com segurança e funcionalidade?

Hoje vamos falar um pouco do funcionamento dessa Inteligência Artificial e como essa tecnologia não só supre a necessidade de transporte, mas colabora muito com a segurança do motorista e do passageiro.

 

Então, como funciona isso?

Assim, com o objetivo de reduzir os incidentes  de  segurança nas corridas, os aplicativos  criaram um sistema inteligente operado por equipes que o guarnecem em tempo integral. Com essa medida, as empresas afirmam ter conseguido reduzir em 80% o número de problemas como roubos e furtos.

 

O sistema de inteligência artificial funciona por meio do monitoramento automático e em tempo real de todas as corridas da plataforma. O algoritmo verifica padrões de comportamento e bloqueia as chamadas de risco.

 

Explicando melhor, a IA verifica certos padrões repetidos em chamadas de risco, que levam em conta informações como o histórico do usuário, meio de pagamento, localização da chamada e horário.

 

 

A saber, quando a chamada é identificada como de risco, há duas opções: ou ela é bloqueada ou o sistema pede algumas validações adicionais antes de pedir o carro, como uma foto do documento. A empresa, contudo, não informa quantas chamadas são classificadas como suspeitas.

 

 

Aperfeiçoando o sistema de segurança do aplicativo de transporte.

O melhoramento da segurança nos aplicativos de transporte é constante. A partir do momento que o sistema foi implementado, percebeu-se uma melhora, cada vez que são identificados mais padrões de segurança.

 

 

As equipes de segurança contam com profissionais de perfis variados: desde ex-militares especializados em segurança, cientistas de dados e psicólogos, que ajudam a melhorar o atendimento aos clientes afetados.

 

Além da inteligência artificial, é disponibilizado também um canal de emergência exclusivo para casos de segurança.

 

Dependendo da empresa responsável pelo aplicativo,  pode haver um tipo de assistência diferenciada que inclui o envio de um carro em ocorrências em que o veículo tenha sido levado ou que o passageiro tenha sido deixado em algum lugar da cidade, por exemplo.

 

Atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana. Se alguém tiver um incidente na plataforma, o atendimento é instantâneo e vai informar tudo o que você precisa fazer e prestar auxílio.

 

A empresa de mobilidade tem também outras ferramentas de segurança. Há, por exemplo:

1 – Um alerta de risco para os motoristas sobre as áreas mais perigosas da cidade, com base em dados da secretaria de segurança pública e informações da própria companhia;

2 – É possível gravar o áudio da conversa durante a viagem; e

3 – A instalação de câmera no veículo para filmar seu interior e dessa forma inibir comportamentos inadequados tanto do passageiro e motoristas, bem como a de criminosos.

Todos os novos usuários cadastrados também precisam passar por uma checagem por meio do número do CPF ou cartão de crédito. Para os motoristas, a checagem é feita com documentos públicos que mostra o histórico do motorista e do carro.

 

A parceria com o Denatran é fundamental para levantar essas informações da forma mais rápida possível.

 

Enfim, as empresas de mobilidade pretendem expandir suas equipes de segurança a cada ano. A maioria das vagas abertas são de atendimento e monitoramento. Por certo, conhecimento e experiência na área de segurança é um pré-requisito para as posições.

 

Enfim, clique aqui e converse comigo Minuto da Segurança Maricá.

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: