Dia da Saúde Bucal: Maricá celebra mais de 44 mil atendimentos odontológicos realizados em 2023
Município conta com 27 equipes nas Unidades de Saúde da Família, um centro de especialidades, além de emergência odontológica na UPA de Inoã
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, comemora no Dia Nacional da Saúde Bucal (25/10) com 44.200 atendimentos odontológicos realizados entre janeiro e setembro deste ano, em toda a rede. O total inclui atendimentos das 27 equipes que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) dos quatro distritos, o Centro de Especialidades Odontológicas, no Boqueirão, e a emergência odontológica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Inoã — a única UPA com esse serviço na Região Metropolitana 2.
Nas 24 USF que contam com espaço de saúde bucal foram registrados 10.267 atendimentos de janeiro a setembro. No mesmo período, foram cerca de 27 mil consultas especializadas no CEO e 6.936 emergências odontológicas acolhidas na UPA de Inoã. Esses números reforçam a assistência de ponta e com profissionais qualificados oferecida no município, o que reflete no bem-estar bucal dos moradores, evitando doenças graves (como o câncer de boca), solucionando demandas e fortalecendo a autoestima.
Para passar por atendimento odontológico de rotina, o morador deve procurar a Unidade de Saúde da Família de referência, ou seja, a mais próxima da residência. Após consulta odontológica na USF e identificada necessidade de acompanhamento especializado, o usuário será encaminhado para o CEO e a consulta será marcada através da Central de Regulação do município. Na UPA de Inoã, são atendidas emergências e urgências odontológicas por livre demanda.
Suany Marins, subsecretária de Políticas Odontológicas, ressaltou a importância dos serviços odontológicos oferecidos na cidade e o impacto cotidiano.
“Em Maricá, temos 27 equipes de saúde bucal nas USF e outro espaço importante é o Centro de Especialidades Odontológicas. Nele, temos endodontia, ortodontia, odontopediatria, periodontia e estomatologia, com aproximadamente 800 atendimentos por semana, sendo a ortodontia a maior demanda, pois está ligada às questões do aparelho dentário. Atendemos pacientes de toda a cidade, que podem contar com toda a assistência e cuidado dos profissionais”, afirmou.
Moradora do bairro Mumbuca, Isabela Rodrigues tem dois filhos que são atendidos no local: Thiago, de 21 anos, e Sarah, de 15 anos. Ela destacou a assistência de qualidade que eles recebem no Centro de Especialidades e os resultados gerados.
“Só tenho a agradecer pelo acompanhamento do CEO. O Thiago tem síndrome de Down, necessitava de acompanhamento odontológico e recebeu o encaminhamento, sendo atendido bem e rapidamente. Ele melhorou a mastigação, a fala e segue com a manutenção do aparelho. A Sarah tinha vergonha pela mastigação e hoje é só sorrisos. O atendimento é maravilhoso e não troco o SUS pelo particular, porque aqui temos todas as necessidades atendidas”, garantiu.
Foto: Divulgação