Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres

Comitiva da Defesa Civil de Maricá visita o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres

Compartilhe essa matéria:

Visita ao Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres

Uma comitiva da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá visitou, na terça-feira (13/09), a sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) em São José dos Campos, município do interior do estado de São Paulo. Os agentes conheceram as instalações do Centro, que monitora diariamente as condições do tempo no país e envia alertas em caso de tempo severo, como chuvas e ventos fortes, ressacas e ameaças de deslizamentos.

 

No local, além de trocar experiências com os profissionais do Cemaden, os agentes aprenderam sobre os protocolos de envio de alertas de riscos de desastres para a população e tiveram a oportunidade de apresentar a rotina de atuação da Defesa Civil de Maricá. Além disso, a equipe foi presenteada com dois pluviômetros semiautomáticos, que permitem o monitoramento das chuvas e auxiliam na interação com o cidadão, já que os dados são acompanhados por profissionais e enviados para análise.

 

Secretário de Proteção e Defesa Civil de Maricá, Fabrício Bittencourt ressalta a importância desses pluviômetros para a integração da população, por meio da coleta de dados. ” Isso nos aproxima dos munícipes e desperta neles o interesse em participar dessa dinâmica”, explica, destacando a importância da colocação dos aparelhos em locais estratégicos como escolas, para que haja interação com as crianças e permitir que trabalhem questões de matemática, ciências e geografia, por exemplo.

 

O Cemaden, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tem a missão de realizar o monitoramento das ameaças naturais em áreas de riscos em municípios brasileiros suscetíveis à ocorrência de desastres naturais. Eles também realizam pesquisas e inovações tecnológicas que possam contribuir para a melhoria de seu sistema de alerta, com o objetivo de reduzir o número de vítimas fatais e prejuízos materiais em todo o país.

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: