Grupo de dança cigana da Terceira Idade de Maricá se apresenta em teatro de Niterói
Grande Encontro da Cultura Cigana
Um grupo de 15 alunas de dança cigana da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade participou, no sábado (03/09), do primeiro Grande Encontro da Cultura Cigana, realizado no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói. Sob a liderança da professora Cecília de Barros Bastos, o grupo, com alunas das unidades Centro e Itaipuaçu, se apresentou com um número livre, com as bailarinas executando passos individuais e movimentos artísticos da dança.
Rita da Silva, mais conhecida como Ritinha, de 86 anos, adorou o passeio.
“Enquanto Deus permitir e minha saúde aguentar, dançarei em todas as apresentações. Agradeço à professora Cecília pelo evento e pelo passeio. Foi maravilhoso!”, disse.
O evento, que reuniu mais de 100 pessoas entre artistas e convidados, contou com os grupos do Rio de Janeiro (Dança-do-Ventre), São Gonçalo (Grupo Fênix de Dança Cigana), além de apresentação de um casal de dança cigana. Mesas de baralho cigano, cristais e camas de Reiki foram montadas para atender ao público.
Alunas também conheceram um pouco da história do túnel da Estrada de Ferro Maricá
No retorno a Maricá, o motorista Ricardo Frazão resolveu brindar o grupo de Dança Cigana da Terceira Idade com uma viagem no tempo. Como estava no itinerário, desviou apenas 500 metros para visitar o túnel do Cala Boca, uma das passagens da extinta Estrada de Ferro Maricá (1894-1964) que servirá de locação para algumas cenas da atual novela das 18h da TV Globo, “Mar do Sertão”.
A aluna Luiza Araújo, 70 anos, enalteceu o brilho do evento e o passeio pelo túnel.
“Cordialidade, respeito, admiração, cortesia e união foi o que se viu, além da alegria estampada no rosto das pessoas. E a visita ao túnel? Inesquecível”, comentou.
Foto: Divulgação