Coletivo de escritores movimenta Maricá
Maricá tem coletivo de escritores
Maricá, berço turístico de belezas inigualáveis, sempre foi tema de canções, versos e prosas, além de ser o esconderijo de muitos fazedores de cultura. De pulsante e crescente população, a cidade conta com coletivo com talentosos escritores e artistas em geral.
Assim, pelo amor aos livros e à literatura, o grupo nasceu na mente e no coração do escritor Manoel Lago.
“O coletivo Povo do Livro nasceu da necessidade de apresentar os escritores de Maricá, como grupo, por ocasião do 1° Festival Internacional da Utopia de Maricá. Na 1ª FLIM (Feira literária de Maricá), em 2013, fui convidado pela secretaria municipal de educação a reunir, numa barraca da feira, os escritores da cidade. Foram 6 escritores naquela ocasião. Em 12 de maio de 2016, criamos oficialmente o grupo e a nossa participação no Festival foi um sucesso.” Pontua Manoel.
Em 2019 mais de 20 escritores compunham o coletivo, momento em que foi produzida e lançada, a “Antologia Crônicas & Poesias de Maricá”. Então, no fim do mesmo ano, os membros se uniram para participar da 5ª Festa Literária de Maricá. Evento que fortaleceu a união do Povo do Livro.
Hoje, com mais de 30 membros, o grupo possui boa representatividade na cidade e conta com escritores de longa carreira literária; por exemplo, Tânia Vidal, Natália Lenhard, Roberta de Souza, Luciene Prado, Cezar Brum, Alexandra Lambraki, Marcia Mathias Fleury, entre outros…
Com a pandemia, o grupo adiou muitos planos, entretanto, a produção de sua segunda Antologia está a todo vapor! Além disso, dentro da dinâmica do grupo, nasceram parcerias literárias de sucesso; como o livro infantil “Nina em suas Viagens pelas Diferenças”, assinado pelos autores Nilton Oliveira e Alessandra Honorata.
Rede social do coletivo maricaense
E, seguindo os passos da maioria dos fazedores de cultura, o coletivo apresenta saraus e lives em seu Instagram @povo.do.livro. A próxima apresentação acontecerá no dia 29 de janeiro, às 19:30h, sob a batuta do poeta Altamir Costa; a saber, momento em que os autores apresentam suas obras e produções.
Assim, o Povo do Livro, diversificado em sua essência, conta com escritores premiados ou indicados a prêmios literários; ademais, conta também com membros de academias, que escrevem obras infantis, romances, ficção científica, poesias, obras sobre educação etc.
Fotos: Gaia Assessoria de Comunicação (Roberta de Souza)