Joaninha, depois de tanto tempo, vi uma!!!!
Joaninha 🐞: felicidade, sorte e serenidade
Joaninha é o nome popular de um inseto, uma espécie de besouro. Além disso, a crença popular diz que ela traz felicidade, sorte, serenidade. Que coisa boa!
Esses dias, depois de muitos anos, vi uma joaninha-vermelha. De fato, seu nome científico é Cycloneda sangüínea. E, ela possui corpo quase redondo, coloração geral vermelha clara, com a cabeça e o protórax pretos.
Geralmente têm o corpo redondo e colorido, com muitas cores diferentes. Sua cores vivas servem para avisar a seus possíveis predadores que são venenosos e que têm um sabor ruim. Mas, a verdde é que a joaninha não possui muitos predadores.
Quais são os hábitos desse bichinho sereno e bonito?
Acima de tudo, são animais diurnos e se escondem durante a noite e durante o inverno, como uma hibernação. E, na primavera, retornam ao campo. Então, ela retornou ao campo. De fato, elas (vi três) estavam no meu pé de acerola.
A maioria das espécies são predadoras, e se alimentam de afídios; a saber, pulgões; e também apreciam moscas da fruta, cochonilhas, ácaros e outros tipos de invertebrados; certo que, a maioria deles, nocivos para as plantas. Uma única joaninha pode comer mais de 50 pulgões por dia: a joaninha se alimenta da forma adulta, como também das larvas dos pulgões.
Assim, as joaninhas destacam-se por serem benéficas para os agricultores. Entretanto, apesar da grande utilidade, estes insetos sofrem ameaça dos agrotóxicos utilizados pelos agricultores em suas plantações.
Pesquisadores e cultivadores tem adotado como prática tecnológica o uso de joaninhas no papel de controladores naturais. Sim, o recurso natural – joaninha – para equilíbrio bioecológico, principalmente na cultura de alimentos orgânicos.
Ciclo de vida da joaninha
Da eclosão dos ovos até atingir a forma adulta, as joaninhas sofrem metamorfose completa: primeiro são larvas, depois, transformam-se em pupa e finalmente, adultos.
Elas vivem, em média, um ano, embora existam algumas espécies que possam viver até três anos.
Então, preste atenção na larva e na pupa da joaninha… não as extermine, se você por acaso tiver a sorte de encontrá-las…cuide do bebê joaninha…lembre-se, a promessa é sorte, felicidade e serenidade…