Progressão Continuada

Progressão Continuada e Aprovação Automática são coisas distintas

Compartilhe essa matéria:

Você sabe a diferença entre Progressão Continuada e Aprovação Automática? A Secretaria de Educação de Maricá esclarece

Tendo em vista alguns questionamentos/dúvidas sobre o processo avaliativo do ano letivo de 2020, é importante destacar que: Progressão Continuada e Aprovação Automática são coisas distintas.
 
 

Aprovação Automática

 
 
A aprovação automática está ligada a ideia de um processo sem avaliação, sem orientação, sem acompanhamento. Sendo assim, sem nenhum critério, o aluno segue adiante  sem orientação e realinhamento pedagógico do processo pedagógico.
 
 

Progressão Continuada

 
 
A Progressão Continuada diz respeito à regularização do fluxo escolar , com acompanhamento das aprendizagens pelo coletivo da escola . Dessa forma , ao contrário da aprovação automática, a progressão é um alargamento do conceito de período escolar.
Progressão Continuada
Imagem de Wokandapix por Pixabay
 

Qual o processo adotado em Maricá?

 
 
A Rede Pública Municipal de Ensino de Maricá adotou a Progressão Continuada, entendendo que *pedagogicamente* os anos de 2020 e 2021 estarão interligados , formando assim, um ciclo de aprendizagens.
 
 
 
 Neste período onde a escola e os profissionais da educação, tem que se reinventar, os processos pedagógicos se deram de formas distintas ao tradicional, os saberes e aprendizagens foram construídos de acordo com as vivências e valorização da experimentação. Às Unidades Escolares realinharam seus projetos pedagógicos , a interação e direcionamento dos educandos acontece e segue o estabelecido em legislação vigente, aprovada pelo Conselho Municipal de Educação.
 
 
 
 
Cabe ressaltar que foi adotada a “avaliação diagnóstica” enquanto avaliação formativa , onde , por meio dela serão mapeados os percursos de aprendizagens dos estudantes  para que os conteúdos ditos formais sejam redefinidos , não havendo assim , prejuízos pedagógicos .
 
 
 
 
O aluno deixa , neste momento, de ser avaliado por um instrumento, e passa a ser avaliado continuamente. E, ao final desse diagnóstico, são estabelecidas ações complementares, como ampliação de turno , reforço escolar , caso necessário.
 
 
 
Cabe ressaltar que a “progressão continuada” se dá quando o estudante atinge, no mínimo, 75% da carga horária estabelecida , neste caso, as atividades precisam ser retiradas, realizadas e devolvidas à Unidade Escolar. Assim, o aluno que não realiza as atividades não computa carga horária letiva, sendo assim, é retido no ano de escolaridade.
 
 
 
Enfim, num sentido amplo, a progressão continuada aplica-se a toda educação, pois o processo ensino-aprendizagem precisa estar inserido numa progressão continuada de estudo.
 
 
 
Prof. Rodrigo Moura
Subsecretário de Gestão da Educação Básica
 
 
 
Prof.  Adriana Luiza da Costa
Secretária de Educação
 
 
Foto: Alexas_Fotos por Pixabay

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: