Leonardo Internacional e Maricá joint venture assinado

Leonardo Internacional e Maricá – joint venture assinado

Compartilhe essa matéria:

A Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), e o grupo industrial italiano, Leonardo Internacional, assinaram nessa quarta-feira (12/02) uma joint venture voltada para projetos nas áreas de aviação e segurança. O documento prevê investimentos e a implantação de uma base da Leonardo, o principal conglomerado de tecnologia, aviação e segurança da Itália, baseada no município.

 

A solenidade foi realizada, na sede da Codemar (Rua Jovino Duarte de Oliveira 481, Aeroporto de Maricá, Centro). 

 

Assim sendo, pelo documento, uma nova companhia surge com a assinatura do contrato. Desse modo, a Codemar – autarquia que é o braço técnico da Prefeitura de Maricá – terá 49% de participação, cabendo à Leonardo Internacional os 51% restantes. O investimento inicial previsto é de R$ 2 milhões. Para a Prefeitura de Maricá, que modernizou o aeroporto da cidade, a parceria reforça o papel estratégico da cidade no cenário de petróleo & gás no principal estado produtor do país.

 

Está prevista a capacitação e atualização de pilotos aviões e helicópteros em simuladores, além da formação de mão-de-obra para manutenção de aeronaves.

 

A Leonardo atua há 30 anos no Brasil. Seus radares equipam mais de 150 aeronaves militares brasileiras e há mais de 200 helicópteros desse fabricante em operação no país. Além disso, a empresa atua com radares de controle de tráfego aéreo. E, do mesmo modo, com radares meteorológicos e serviços de monitoramento via satélite para plataformas da Petrobras na Bacia de Campos. 

 

A joint venture é resultado de um acordo firmado em julho de 2019, em Roma, no qual a empresa e a Codemar estabeleceram os princípios para a nova companhia. Antes de mais nada, a empresa terá uma base no Aeroporto de Maricá – no local, serão desenvolvidos inicialmente projetos de Segurança Urbana, Resgate e Inovação. 

 

Sobre a Codemar

 

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá é uma empresa de economia mista constituída em 2014 pela Prefeitura do município. E, sua finalidade é o fomento do desenvolvimento de Maricá, por meio da gestão de bens e áreas públicas e com foco no desenvolvimento sustentável da cidade.

 

Sobre a Leonardo Internacional

 

A Leonardo Internacional é uma companhia global de alta tecnologia que atua nos setores Aerospacial, de Defesa e de Segurança, com soluções integradas para aviões, helicópteros, sistemas de defesa e de segurança e satélites. A empresa está presente há mais de 40 anos no Brasil, tendo participado do desenvolvimento e construção dos caças AM-X, em parceria com a Embraer. Semelhantemente, a empresa é fornecedora de helicópteros, radares aerotransportados e equipamentos e serviços para pesquisa espacial. 

De fato, a Leonardo atua há 40 anos no Brasil. Seus radares equipam mais de 150 aeronaves militares brasileiras e há mais de 200 helicópteros desse fabricante em operação no país, além de radares de controle de tráfego aéreo, meteorológicos e serviços de monitoramento via satélite para plataformas da Petrobras na Bacia de Campos. 

 

Cerimônia de celebração

 

A cerimônia teve início às 12 h, com a chegada dos convidados, seus registros e um coffe-break. Ás 14 h foi feito o discurso de abertura, seguido da cerimônia de assinatura. Antes  do encerramento, foi servido um buffet light de almoço. 

Composição da mesa

 

Desse modo, a mesa foi composta por Fabiano Horta, prefeito de Maricá; Paolo Miraglia, Cônsul Geral da Itália no Rio;  Lorenzo Mariani, CEO da Leonardo International e CCO da Leonardo e José Orlando, Presidente da Codemar.

 

Agradecimentos 

 

Foram feitos agradecimentos especiais a: Leonardo Rodrigues, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, representando o Governador Wilson Witzel; Jorge Gonçalves, secretário do Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro; Zeidan Lula, Deputada Estadual e presidente da Frente Parlamentar Itália-Brasil; Washington Quaquá, vice presidente do Partido dos Trabalhadores. E, os representantes do Secretário do Estado de Defesa Civil,  como também do representante da Força Aérea Brasileira.

 

Além disso, agradecimentos a Aldair da Linda, presidente da Câmara Vereadores; a todos os vereadores presentes; ao presidente do Conselho do Parque Tecnológico de São José dos Campos e ex-presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Coelho; ao presidente do Instituto de Tecnologia e Inovações de Maricá, Celso Pansera; e, Alan Novais, presidente do IDR.

 

Além disso, as Secretarias de Maricá estiveram presentes: Tiago de Paula, superintendente do Parque Tecnológico; Sérgio Mesquita, secretário de  Ciência e Tecnologia; Igor Sardinha, secretário de Desenvolvimento Econômico; Magno Amado, sub-Secretário de Desenvolvimento Econômico; Simone da Costa Silva, secretária de Saúde; Júlio Vegas, secretário de Segurança; José Alexandre, secretário de Turismo; William Chaves, sub secretário de Turismo; Júlio Carolino, secretário de Agricultura, pecuária e Pesca.

 
Ademais:  Felipe Paiva, vereador; Sady Biachin, jornalista, cineasta e sociólogo; Paulo Santos, Presidente do  Maricá C&VB; Guilherme Abreu, Presidente do Macaé C&VB; Marco Navega, Presidente do FCV&B do ERJ; Paes Lemos, Vice Presidente da CDL; Sabina Lux, coordenadora de Turismo de Maricá.
 
Com a palavra, José Orlando Dias, presidente da Codemar
 
Antes de mais nada, o presidente da Codemar, José Orlando Dias, agradeceu a presença de todos e destacou sua felicidade pelo início das atividades da joint venture. E, finalizou, reforçando a honra com a presença da Leonardo em nosso município, que reforçará o desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro.
 
Com a palavra, Lorenzo Mariani, CEO da Leonardo International e CCO da Leonardo
 
A seguir, O CEO da Leonardo Internacional, afirmou ser esse dia muito especial e colocou seu sentimento de satisfação após trabalho de 3 anos para a construção da joint venture.  De fato, expressou grande admiração por Maricá, visto o município ter recebido as bençãos dos royalties do petróleo e explorar de forma sábia e com olhar para o futuro. Ressalta o caráter inovador do acordo firmado, pela transformação dos recursos da mãe natureza em benefícios para população.
 
 
Apesar de a Leonardo estar presente no Brasil desde os anos 70, o  CEO declarou que  este acordo marca o começo de uma nova era. Explicou que os projetos da Leonardo estão concentrados em segurança, e destacou que irão transformar todo a sua tecnologia em projetos; a saber, novas tecnologias, novas soluções para o mercado e treinamento de mão de obra. 
 
 
Enfim, o CEO da Leonardo Internacional anunciou o uso de um teleporto em Maricá, através de sua subsidiária Telespazio; a saber, uma das maiores operadoras brasileiras no setor das telecomunicações satelitais, com ampla oferta de soluções avançadas e soluções multimídias, e no setor de Observação da Terra via satélite.
 
 
Acima de tudo, teleporto ou “porto de telecomunicações” é um centro fornecedor de serviços eficientes, de alta performance. São direcionados para empresas que necessitam de grande conectividade em banda larga; quer seja, local, longa distância, ou servidos por satélites, quer seja por fibra ótica, ondas curtas e outras estruturas de rede. Ou seja, um teleporto em Maricá significa desenvolvimento, mais empregos, crescimento sustentado e integração exclusiva com a indústria da informação. 
 
 
Com a palavra, Paolo Miraglia, Cônsul Geral da Itália no Rio
 
De acordo com o o Cônsul Geral da Itália, com este novo empreendimento, que conta com apoio do sistema Itália-Brasil e, também, com a parceria das principais empresas italianas de elevado conteúdo tecnológico, Maricá vai se tornar o primeiro projeto piloto de cidade do futuro, cidade circular sustentável do Estado do Rio de Janeiro.
 
 
E, anunciou que o Consulado da Itália com apoio da Fundação Getúlio Vargas, através da viabilização de um programa de cooperação internacional, pretende valorizar a troca de experiencia, conhecimentos, e boas práticas entre Maricá e cidades italianas que apresentam afinidades. Visando o crescimento econômico, social e tecnológico, e, desse modo, fortalecer as relações da Itália e o Estado do Rio.
   
 
Além disso, transmitiu as saudações do Embaixador da Itália, Francesco Azzarello, às autoridade e empresas presentes. Assim, transmitiu intenção do Sr. Embaixador de visitar em breve o município, a fim de conhecer os projetos futuros da nova joint venture. 
 
Com a palavra, Fabiano Horta, prefeito de Maricá

 

Saudando a todos, o prefeito expressou sua satisfação com a presença de todos, que foram prestigiar e testemunhar o acordo firmado. Pontuou que essa data, marca o estabelecimento de notório desenvolvimento e imenso desafio para o município. A saber; o despertar de possibilidades para além da parceria em si  própria; de fato, atração para Maricá de conjunto de outros movimentos científicos e tecnológicos, a partir da joint venture hoje iniciada. 

 

Fabiano afirmou que Maricá está referenciando oportunidades para seu povo, para o Estado e para o país. Lembrou dos avanços conquistados pelo município e da necessidade de assumirmos mais compromisso com todo esse desenvolvimento. Concluiu, afirmando que esse desafio é apenas um começo promissor e que a cidade deve se apoderar de toda essa dimensão.   

 

Anúncio de Marzio Laurenti, presidente da subsidiária da Leonardo Intenacional, Telespazio Brasil

 

O presidente da Telespazio Brasil, subsidiária da Leonardo Internacional, anunciou o estabelecimento de teleporto 5G, marco não só para o município ou para o Estado do Rio de Janeiro; protagonismo de desenvolvimento inexistente na América Latina. De fato, estabelecimento de um sistema que entrará em operação até o final deste ano, e que colocará Maricá sobre uma visibilidade internacional. De fato, um diferencial fortíssimo para o município, visto que são poucos os teleportos do mundo que tem as características do teleporto a ser construído. E, Maricá será o protagonista dessa oportunidade. 

Assim, o teleporto será composto por 30 antenas, para operações de comunicação via satélites de baixa órbita. A tecnologia beneficia especialmente o setor de petróleo, que demanda alta capacidade de transmissão de dados, e é compatível com e banda larga 5G, ainda em processo de regulamentação no Brasil.

 

Anúncio de Leonardo Rodrigues, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro

 

Em suma, o secretário Leonardo, em demonstração da parceria do Estado do Rio de Janeiro com Maricá, anunciou a construção, em parceria com o município, de uma Faetec voltada para área de tecnologia, e formação de mecânico de manutenção de aeronave. E, sobretudo, destacou que a Faetec será totalmente gratuita, o  que atingirá o desenvolvimento econômico e social da região.

 

Foto Destaque: Jorge Gonçalves,  José Orlando, Fabiano Horta, Lorenzo Mariani, Paolo Miraglia e Leonardo Rodrigues.

A M1News preparou um álbum de fotos do evento. 

 

Enfim, veja também Parque Tecnológico em Maricá – Pacto pela Inovação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: