Aniversário de Maricá: mas o presente foi do povo!
Certo que foi aniversário de Maricá, entretanto, a populaçao maricaense foi presenteada com muita coisa boa. Sem dúvida, foram shows variados, inauguração, louvores, desfile, serviços, exposições e apresentação de dança.
Então, se prepare para reviver essas emoções ao longo dessa matéria. E agora, ouça Jota Quest cantando “Só Hoje”.
De fato, no Aniversário de Maricá, o presente foi nosso!
Aniversário de Maricá em Itaipuaçu e na Barra de Maricá
24 e 25/05 – Lonas culturais da Barra e de Itaipuaçu foram entregues na festa do aniversário de Maricá
Ademais, dois locais exclusivos para apresentações de música, dança e teatro foram outros presentes. Na sexta-feira (24/05) e no sábado (26/05), foram entregues a as lonas culturais em Itaipuaçu e na Barra de Maricá. Antes de mais nada, o objetivo das lonas é descentralizar as atividades culturais da cidade, levando para os bairros espetáculos que hoje acontecem no Cinema Henfil, no Centro.
A estrutura na Barra de Maricá recebeu o nome de Mariele Franco. Em suma, cada lona possui uma área total de 374 metros quadrados a 8 metros de altura. Além disso, a cobertura é confeccionada de de material impermeável e anti-chamas, além de uma estrutura metálica galvanizada. Também serão instalados módulos para abrigar provisoriamente banheiros e camarins.
O prefeito Fabiano Horta afirmou que as lonas servirão de estímulo para a produção cultural da cidade.
“Vamos poder ver artistas locais construindo e oferecendo cultura para a população, além de os bairros beneficiados ganharem contornos de lazer”.
Aniversário de Maricá no Centro
24/05 – Inaugurada duplicação da primeira entrada de Maricá
Principalmente, foi inaugurada na sexta-feira (24/05) a duplicação da Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, principal entrada da cidade. O local recebeu novas faixas de rolamento nos dois sentidos entre a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e a ponte da Mumbuca. Além disso, sinalização, faixas de pedestres, sinal de trânsito e um canteiro com novo paisagismo. Certamente, quem entra pela avenida reconhece a perspectiva de uma cidade nova. Semelhantemente, visualiza solução para melhorar a fluidez na cidade.
25/05 – “Maricá pra Cristo” marca o Dia do Evangélico
Antes de mais nada, Davi Sacer na adoração: assista aqui “Se o sol se pôr”: Davi Sacer no Dia do Evangélico em Maricá.
Realizado anualmente desde 2009, o evento conta com a parceria da Associação de Ministros Evangélicos de Maricá (AME).
O Dia Municipal do Evangélico teve início com o tradicional café da manhã com a participação das lideranças das igrejas evangélicas da cidade e aconteceu na Igreja Congregacional de Maricá (Centro).
À noite, na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro), o evento “Maricá pra Cristo”reuniu uma multidão em comemoração ao Dia Municipal do Evangélico. Os evangélicos louvaram o “Rei dos reis” ao som de dois astros da música gospel, a saber; Davi Sacer e Gabriela Rocha.
De acordo com Davi Sacer:
“É um prazer poder voltar a cidade após seis anos e participar dessa comemoração linda de 205 anos e desse dia tão especial para os evangélicos, numa estrutura maravilhosa para a cidade poder louvar a Deus aqui. Tenho certeza que vai ser uma noite muito especial de benção, louvor e alegria para o povo de Maricá”.
A seguir a voz marcante de Gabriela Rocha
A M1News traz esse momento de adoração “Àquele que era, Àquele que é e Àquele que sempre será”, Jesus, “O Rei dos reis e Senhor dos senhores”, na belíssima voz de Gabriela Rocha. Assista aqui.
Outro maravilhoso momento de louvor adoração e glorificação ao Rei dos reis, O nosso Amado Jesus! Em sua primeira ministração em Maricá, a voz marcante de Gabriela (amiga de Deus) encantou os evangélicos (moradores e turistas) que foram homenagear o nosso Rei. A Ele, toda honra, toda glória, todo louvor e todo poder!
Semelhantemente, a Gabriela Rocha, dona do maior canal de youtube de um cantor gospel no mundo, declarou:
“Para mim é uma alegria estar em Maricá ministrando pela primeira vez, então a expectativa é grande de uma noite muito abençoada, de adoração ao nosso Rei. Estou feliz, com o coração feliz e creio que vai ser uma noite tremenda, com muito louvor e ministração. Aqui é tão pertinho de casa, que depois eu quero vir só para passear”.
Jaciara Menezes
Enfim, veja aqui, um pouco de toda a adoração e louvor Àquele que é Nome sobre todo nome… Jesus!
Jaciara Menezes e banda na abertura do Maricá para Cristo no Dia do Evangélico em Maricá, seguida da apresentação de Davi Sacer e Gabriela Rocha. Jesus foi glorificado !!! Jaciara Menezes cantou “Quando eu chorar” (de Emerson Pinheiro), conhecida pela interpretação de Bruna Karla. Davi Sacer, “Deus de Promessas”” e, Gabriela Rocha, “Quão grande é meu Deus!”
Nós louvaremos Teu Nome, Senhor Jesus. Sempre!
26/05 – Bandeiras, missa, desfile cívico e atividades oferecidas no aniversário de Maricá
O aniversário de Maricá, no dia 26/05, começou cedo na manhã com o hasteamento das bandeiras na frente do Paço Municipal, no Centro. E, teve o Hino Nacional Brasileiro interpretado pela cantora maricaense Jô Borges, a Diva. O ato seguinte foi uma missa solene na igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo, celebrada pelo padre Luiz Cássio Moreira.
A M1News preparou um presentinho para comemorar os 205 anos de Maricá: um pequeno compacto com o desfile cívico de nossas escolas. Veja aqui.
Após a missa, o prefeito seguiu para o palanque da Rua Domício da Gama para assistir ao tradicional desfile cívico, do qual participaram 67 escolas que incluem unidades das redes pública e privada, além de instituições de municípios vizinhos. Alunos de cursos preparatórios gratuitos oferecidos pela prefeitura (pré-IFF, pré-Enem e pré-Encceja) também marcaram presença.
Diversas atividades foram oferecidas gratuitamente na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel no último domingo (26/05), a saber: serviços de saúde, como Hiperdia; informações sobre doenças sexualmente transmissívei; saúde bucal e doação de mudas. Além disso, foram divulgados os 56 cursos gratuitos oferecidos através do Senai e do Sesc, visando a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Muitas brincadeiras como basquete, escalada, pula-pula, mini badminton, mini tênis de mesa e tobogã fizeram a festa da criançada, como forma de resgatar a essência da criança.
26/05 – Títulos de Cidadania Maricaense e Honra a moradores de Maricá
Entre as comemorações pelo aniversário de Maricá, foi realizada no domingo (26/05) a tradicional sessão solene na qual foram entregues títulos de cidadão maricaense a personalidades e cidadãos comuns que representam a luta pelo desenvolvimento da cidade. A sessão solene foi no Colégio Cenecista, sito na Rua Barão de Inoã, 137, Centro, Maricá.
Entre os agraciados estavam Roberto Moreira (Roberto dos Gavilões), Capitão Marcelo Barreto. Também receberam a honraria a Delegada Carla Tavares, a pastora e cantora evangélica Flordelis, e outros.
24 e 26/05 – Shows na Praça Orlando de Barros Pimentel
Uma multidão compareceu a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, na sexta-feira (24/05) e também no domingo (26/05). Com efeito, multidão para curtir o show “Acústico: Músicas Para Cantar Junto” da banda Jota Quest e o cantor sertanejo Felipe Araújo.
Veja aqui um dos maravilhosos momentos do Jota Quest, cantando “O Sol”.
Com quase duas horas de duração e cantando os seus maiores sucessos, os mineiros botaram todo mundo para cantar e mostraram porque estão na estrada há mais de 25 anos. Semelhantemente, o fenômeno da música sertaneja, Felipe Araújo, alegrou a multidão e suas canções fizeram os românticos suspirarem nesta noite de festa. Além de suas próprias canções de trabalho Felipe interpretou sucessos de diferentes ritmos, caindo no gosto do público. Um dos pontos altos do show foi quando o sertanejo convidou um fã para subir ao palco, Arthur Mello, aluno da E.M. Rynalda Rodrigues da Silva, que dividiu o microfone com o ídolo na canção “Atrasadinha”.
24, 25 e 26/05 – Aniversário de Maricá na Praça Tiradentes – Araçatiba
Foodtrucks, cervejas artesanais
Além de shows musicais e atrações infantis, o FestMar levou um animado público familiar para a Praça Tiradentes (Araçatiba). Sem falar na praça de alimentação repleta de food trucks com comidas variadas e cervejarias artesanais, a saber Cervejaria São José do Imbassaí, Veg Bier e Barão Bier.
Desse modo, veja neste LINK as deliciosas cervejas e foodtrucks presentes no FestMar. Fotos de Jhonnatas Silva.
Outras opções foram os brinquedos para crianças, além das já conhecidas esculturas na areia.
Shows e dança no FestMar
A Banda Tatudoemcasa contagiou alegria para todas as idades, além disso, contou com a participação especial de personagens vivos como Homem de Ferro, Hulk, Turma da Mônica, Masha e o Urso.
Com efeito, a parte musical foi do pop ao forró passando pelo rock, com direito a tributos aos maiores artistas do rock nacional. Em cada noite, Renato Russo, Cazuza e Raul Seixas receberam homenagens de seus ‘covers’.
Na sexta-feira (24/5), a abertura foi com a banda Thunderock detonando o melhor do rock and roll. Logo a seguir, a todo vapor foi a apresentação da banda Os Imortais. A noite terminou com o cantor Dario Aaron e sua homenagem a Renato Russo. Desse modo, o cantor levou o melhor do repertório da Legião Urbana com direito a uma caprichada caracterização.
No domingo, quinze bailarinas da Casa da Terceira Idade de Maricá arrancaram aplausos do público que lotou o espaço. De fato, vestidas com roupas típicas, sapatilhas e argolas com correntes, as dançarinas dançaram músicas árabes e indianas.
Antes de mais nada, as bailarinas são alunas da professora de dança árabe e de dança do ventre, Chris Zhara. Chris, resolveu resolveu inovar e investiu na fusão da dança árabe com a indiana. Inegavelmente, o público, tanto o jovem como o idoso, aprovou.
Exposição de Carros Antigos – 2ª Edição no aniversário de Maricá
A Exposição de Carros Antigos realizada no domingo (26/5) expôs relíquias, a saber; Fuscas, Chevettes, Malibus, Variantes, Opalas, Kombis e atraiu curiosos e colecionadores de diversas partes do país. De acordo com o presidente do clube Sobre Rodas, Rodrigo Cascaes, e organizador do evento, mais de 150 veículos participaram do encontro que reuniu clubes do Rio de Janeiro, Niterói, Itaboraí e São Gonçalo.
Alfredo Martinez Vazquez, de 69 anos, e sua mulher Gilda Vazquez, de Bangu, trouxeram seu fusca verde 1981. E, desse modo, declararam:
“Já viajamos com ele pelo Pantanal, São Luís do Maranhão, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile. Por certo, esse carro é meu companheiro de vida. Já me ofereceram R$ 120 mil por ele e recusei”.
Então, veja aqui neste LINK álbum de fotos da Exposição de Carros Antigos na FestMar. Fotos de Jhonnatas Silva.
Enfim, veja também:
> Arraiá 2019: Festividade até o final de junho!