1ª exposição

1ª Exposição de Carros Antigos de Itaipuaçu – Confira!/Republicação

Compartilhe essa matéria:

Praça do Ferreirinha recebe a 1ª Exposição de carros antigos

No dia 08 de setembro, na Praça do Ferreirinha, será realizado a 1ª Exposição de Carros Antigos de Itaipuaçu. Para os adoradores de grandes clássicos antigos, o evento promovido pelo clube “Sobre Rodas” de Maricá e pela equipe “Oldaholics” de Niterói, contará também com o apoio da Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Turismo.

Portanto, o evento visa reunir os adoradores de carros antigos na Praça do Ferreirinha, no São Bento da Lagoa. Sejam eles: colecionadores, moradores da região e/ou visitantes. Além de repetir o sucesso ocorrido em Araçatiba. Pois, já aconteceram quatro edições da exposição de carros antigos no bairro.

A entrada é gratuita. Mas, quem possuir veículo antigo e quiser participar da exposição, é preciso levar 3kg de alimentos não perecíveis. Sendo assim, os alimentos arrecadados serão doados à duas instituições, que ainda serão escolhidas pelos organizadores. No entanto, todos os inscritos à participar da 1ª Exposição de Carros Antigos de Itaipuaçu, receberão um brinde. E, os carros destaque também serão premiados.

Clássicos antigos – 1ª Exposição de Carros Antigos de Itaipuaçu

De acordo com os organizadores, a exposição será uma oportunidade de mostrar a história do automobilismo. Já que contará com veículos clássicos como: um Chevrolet Malibu, ícone dos anos 70; além dos esportivos Ford Maverick (o modelo GT usa o clássico motor 302 V8 que equipava o Mustang e fez a alegria de muitos entusiastas da velocidade no Brasil) e Dodge Charger, rival também com potente motor V8 e um enorme apetite por gasolina e velocidade.

Além dos clássicos: Fusca, Kombi e VW Variant, do Ford Landau entre outros modelos raros e bem conservados. Quem for à 1ª Exposição de Carros Antigos de Itaipuaçu também conhecerá o mercado de miniaturas de carros e de venda de peças e acessórios antigos.

 

carros antigos
Clique na imagem e veja as fotos da Exposição de Carros Antigos na Lagoa de Araçatiba, Maricá.

 

O presidente do clube “Sobre Rodas”, Rodrigo Cascaes, também vai participar com um carro à mostra na exposição. Ele levará uma picape Willys Overland, um carro militar de 1969, bem raro de se ver pelo estado do Rio de Janeiro. Esta picape foi apelidada pelos colecionadores de carros militares de “Cachorro Louco”.

A saber, durante a II Guerra Mundial, milhares desses jipes Willys foram fabricados. E, muitos deles vieram para o Brasil. A Willys Overland trouxe também para o Brasil, a Rural e a picape. Na época, o país estava vivendo um momento de expansão das estradas e, isso fez com que os brasileiros se apaixonassem pelos carros. Porém, a marca deixou de existir quando a Ford a comprou. E, a partir daí, a Ford manteve a produção desses modelos no Brasil.

A exposição em Itaipuaçu

Segundo Elson Ribeiro, coordenador de eventos da Secretaria de Turismo, a exposição em Itaipuaçu, assim como os demais eventos, acontece para permitir o acesso de todos. Sendo assim, eles descentralizam as atividades e permitem com que moradores de outros bairros tenham facilidade na locomoção.

Contudo, para Rodrigo Cascaes, além de expor os carros, o encontro serve para reunir as famílias.

“Estamos fazendo o que gostamos, que é expor nossos carros, mas com a intenção de atrair as famílias, não só de Itaipuaçu, onde fundamos nosso clube, mas também das Regiões dos Lagos e Serrana. Mais de 15 clubes já estão confirmados. Com isso, devemos ter entre 150 a 200 modelos diversos de veículos nacionais e importados em exposição.”

E, de acordo com Fabrício Raposo, sócio-fundador do clube “Sobre Rodas” e integrante da equipe do Oldaholics, todos são importantes.

“Nossa filosofia tem três pilares, um que o antigomobilismo é para todos, dois sem discriminação e três que os amigos estejam sempre presentes. São várias vertentes, os originais, os customizados e os Air Cooleds (fuscas, kombis e derivados). Todos tem importância para seus donos e tem suas histórias, independente de valor.”

Para Fabrício, o evento tem um gostinho especial. Pois, é o primeiro encontro que conseguem realizar aos que amam carros antigos. Além de reunir os amigos e dar à Itaipuaçu a oportunidade de fazer parte dessa história.

Então, não fique de fora e prestigie o evento!

 

Enfim, veja também: Bondosa terra de Maricá pelas lentes da M1News 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: