Pré conferencias de cultura de Maricá

Prés Conferências de Cultura de Maricá

Compartilhe essa matéria:

O Fórum Cultural de Maricá comunica a toda sociedade civil que ocorrerão as Prés-Conferências de Cultura de Maricá. Veja os dias:

  • 25 de setembro, Lona de Itaipuaçu;
  • 02 de outubro, Lona de Inoã;
  • 09 de outubro, Esc. Munic. Lúcio Tomé Feteira (Cordeirinho);
  • 16 de outubro, Lona da Barra de Maricá

Pres Conferencias de Cultura de Maricá

O que são as Prés-Conferências? 

As Prés – Conferência são etapas importantes que antecipam as Conferências Municipais de Cultura. Nelas fazemos um diagnóstico da cultura do município, apontando os problemas ou identificamos a identidade e diversidade cultural. Semelhantemente, nelas reivindicamos nossas necessidade, apontando as demandas e também propomos soluções. As prés – conferências é um espaço de debates e articulações com a participação de agentes culturais, produtores. Do mesmo modo, participam artistas de diferentes segmentos e sociedade civil.

Todas as ideias propostas nas prés – conferências formarão um documento que será lido e aprovado na Conferência Municipal de Cultura, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro na Lona Cultural da Barra de Maricá (Marielle Franco), e que irá formar o Plano Municipal de Cultura.

O Plano Municipal de Cultura é um documento formal que representa a política de gestão cultural de uma cidade. Nesse documento estão as ações culturais que se pretende desenvolver por um período de dez anos. O plano deve promover a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade das expressões e manifestações culturais.

É importante que a sociedade civil compreenda que todos esses processos (prés – conferência e conferências) permitem a democratização das políticas públicas, que a população tenha mais transparência e dê direcionamento de como a verba pública irá ser gasta e que tenha seus direitos respeitados.

Participação do Fórum de Cultura de Maricá

Após dois anos de muita luta, o Fórum Cultural de Maricá conseguiu levar a frente a obrigatoriedade de se pôr em prática o Sistema Municipal de Cultura, pois todas essas ações constam nele. Entretanto, não podemos esquecer que essa luta não é recente, há anos que atores culturais da nossa cidade vem lutando para existir, resistir e sobreviver em Maricá.

O Fórum Cultural também lutou para que após as Prés – Conferência e Conferência, ocorra a Eleição e Posse do Conselho – estamos na nossa 3ª Conferência e nenhum conselho empossado. Assim, para termos um Conselho mais encorpado, mais bem elaborado e que contemple mais a realidade atual do município; o Fórum Cultural de Maricá propôs uma Lei nova para o Conselho Municipal de Políticas Culturais, uma vez que a anterior é obsoleta e não contempla a classe trabalhadora artística. Essa lei pode e deve ser discutida durante as prés conferências.

Além disso, podem ser sugeridos:

  • leis de incentivo à cultura;
  • editais;
  • projetos de fomento e defesa da cultural e etc.

O Plano Municipal de Cultura é uma Política de Estado e não de Governo!

O governo se organiza para participar desse processo, está na hora da sociedade civil e dos atores culturais fazerem sua parte também!

Participem! Construam!
A povo de Maricá pode e deve fazer a sua parte!

Pres Conferencias de Cultura de Maricá

 

Venha entender a importância dos delegados e como se candidatar

Então, na segunda-feira, às 18:00 horas, no GAM (Grupo de Artistas de Maricá), ocorrerá uma reunião com a participação do Subsecretário, Eduardo Bahia e com as representantes da sociedade civil, que compõem a comissão organizadora, Raquel Rocha e Erika Pessanha.

Assim sendo, venham tirar suas dúvidas sobre os processos das Prés-Conferências e Conferência Municipal de Cultura. Venham entender a importância dos delegados e como como se candidatar – além de obter outras informações!!

Enfim, veja também:

 

Fórum Cultural de Maricá Permanente

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: