Visita Técnica a Maricá - Apolo 11 Turismo

Visita Técnica a Maricá pela Apolo 11 Turismo

Compartilhe essa matéria:

Grupo de guias de Turismo do Rio de Janeiro realiza Visita Técnica a Maricá

Atrativos de Maricá recebem Visita Técnica num circuito que apresenta, a guias de Turismo e estudantes da área, igrejas e patrimônios históricos culturais do município, como também as áreas revitalizadas que agregam valor ao turismo local.

A Visita Técnica a Maricá, realizado em 29/09/2022, pela empresa Apolo 11 Turismo, teve saída do centro do Rio de Janeiro e de Niterói, com parada em Inoã/Maricá(RJ) para ingresso de outros participantes.

O circuito inicialmente planejado foi alterado em razão do tempo chuvoso, sem, entretanto, acarretar prejuízo à sua organização. 

O almoço do grupo foi no Alfacinha que recebeu com carinho, atenção, atendimento e pratos maravilhosos os guias e agentes de viagens do Rio de Janeiro, durante a visita técnica. O Alfacinha participa – promovendo e desenvolvendo – a consolidação do incoming turístico de Maricá. Além disso, a apreciação da boa gastronomia é parte importante da experiência dos guias e dos turistas para vivenciar um destino.

Pontos visitados e apresentados durante a Visita Técnica a Maricá    

Paróquia de São José do Imbassaí 

No distrito de São José do Imbassaí, local onde surgiram os primeiros núcleos de povoamento maricaense, encontra-se a Paróquia de São José do Imbassaí, localizada na antiga Estrada Real. Segundo a tradição, a capela foi construída em meados do século XVII (1675), portanto a mais antiga e um dos maiores patrimônios históricos do município, que tornou-se Paróquia em 2011 na cidade de Maricá.

Capela Nossa Senhora da Saúde

Sua origem remonta ao final do século XVII, quando foi erguida nas terras da Fazenda de Ubatiba, em Ubatiba, sendo portanto, uma das mais antigas de Maricá. Foi erguida em cumprimento de promessa para recobrar a saúde feita por um morador de Tapucara, João Vaz Pereira. De 1867 até 1977, a Capela sofreu ampliação e reformas em 04 (quatro)  momentos.

Paróquia Nossa Senhora do Amparo 

É patrimônio histórico cultural tombado pelo INEPAC. 

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo surgiu da velha Paróquia de Santo Antônio (atual Paróquia de São José do Imbassaí). É um ponto referencial da cidade tanto na arquitetura quanto na religião. Situada em pequena elevação – decorrente da necessidade de proteção das águas da Lagoa, que na época chegava nas proximidades-,   no primitivo núcleo da cidade junto da Casa de Câmara e Cadeia, a Matriz obedece ao plano inicial de implantação das vilas urbanas, marcado pela presença, num mesmo espaço, dos poderes religioso e administrativo. O grande edifício apresenta planta de nave única, com batistério à esquerda. Seu estilo classicizante é característico da arquitetura religiosa brasileira no século XIX. A pedra fundamental foi lançada em 1788 e no ano de 1802 o templo era consagrado, embora sua construção se alongasse por muitos anos mais. O campanário só atingiu a altura final na reforma efetuada entre 1948 e 1952, quando o piso original da igreja foi substituído por mármore. Digna de menção é a sacristia, com interessante arcaz de madeira. Em estilo colonial, janelas altas, seu interior evoca o rococó, altar mor de rara beleza, em transição do barroco com o neoclássico.

Casa da Cultura

Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), a construção colonial tem mais de 200 anos e já foi cadeia pública, sede da Prefeitura e da Câmara Municipal. O processo de restauração, iniciado em 2015 e acompanhado pelo Inepac, foi feito a partir do estudo do restaurador Alexandre Shiachticas, que acompanhou cada passo do trabalho e buscou a substituição de elementos do prédio por materiais originais na construção, tendo sido entregue ao município em 03/07/2020.

Praça Orlando de Barros Pimentel

Principal praça do Centro da cidade que passou por sua maior remodelação nos últimos 15 anos e foi reinaugurada em agosto de 2021. O espaço de 7.541 metros quadrados passou a contar com nova iluminação de LED, câmeras de monitoramento e uma estação das bicicletas vermelhinhas, além de playground, bicicletários e paisagismo. Também chamam a atenção de quem passa pelo local o piso feito de granito e os dois pergolados em madeira e ferro, instalados em pontos opostos da praça e que dão um estilo rústico ao ambiente.

Na Praça Matriz, como é conhecida, para comemorar o Natal Iluminado, são instalados decoração e atrações natalinas – espetáculos teatrais e a Casa Mágica do Noel -, que permanecem no local desde o final de novembro até o início de janeiro de cada ano.

Aeroporto de Maricá 

O aeroporto municipal, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar, e reinaugurado em 26/05/2018, faz voos regionais e executivos desde agosto de 2021 e ampliou suas atividades com o início das operações offshore, em março de 2022.

Atualmente, são operados voos diurnos e noturnos por instrumentos (IFR – Instrumental Flight Rules), que permite decolagens, aproximações e pousos mesmo com pouca visibilidade; e voos no visual (VFR – Visual Flight Rules), que é a operação de aeronave de acordo com as regras de aviação.

O crescimento nas operações, em 2022, ocorreu devido ao Aeroporto de Maricá ter regulado sua Waypoint (Aerovia) para as plataformas da bacia de Santos (SP).

O Aeroporto de Maricá possui um pátio de aeronaves com mais de 11 mil metros quadrados, quatro hangares com infraestrutura sustentável de eletricidade e internet e sete posições de parada para aeronaves de médio porte.

Mesa dos Imortais

Os escritores e jornalistas Antônio Callado e João Saldanha, o antropólogo Darcy Ribeiro e a cantora Maysa Matarazzo juntos em Maricá. O quarteto que conheceu bem o município ocupa, desde o dia 27 de novembro de 2012, um lugar de destaque próximo à prefeitura, no Canal da Cidade, Centro. Em uma mesa de bar, tendo também duas cadeiras vazias – para os turistas sentarem, posarem para fotos e conversarem com os imortais. A obra em bronze é de autoria do casal de artistas plásticos Alexandre e Rosaura Shiachticas.

Orla de Araçatiba 

A orla da Lagoa de Araçatiba – local, muito frequentado por visitantes e moradores – também é palco da  programação de shows da cidade, competições esportivas e até virou cenário de casamentos. Na areia da orla de Araçatiba, esculturas permanentes dos artistas Rogen e Douglas Waltort compõem o cenário do local, encantando moradores e turistas. O evento do “Natal Iluminado de Maricá” com a tradicional árvore de Natal flutuante – em 2022, com 37 metros de altura – túnel de luzes e desfile natalino também é destaque turístico do local.

Deck Pôr do Sol na Orla de Araçatiba 

Inaugurado em 02/02/2022,  o Deck Pôr do Sol, na Lagoa de Araçatiba, possui vista deslumbrante que aponta o local como novo e concorrido espaço de lazer e turismo da cidade. 

Com aproximadamente 630m² e iluminação aconchegante, o lugar, em localização das mais bonitas de Maricá, foi planejado para a apreciação do pôr do sol e reuniões sociais. A estrutura foi toda construída em madeira e tem duas choupanas, bancos, além de iluminação com mais de 200 refletores em led. No local são realizados o evento “Pedacinho do Céu” com shows de chorinho, blues, jazz.

Estrada dos Cajueiros

A obra de duplicação da Estrada Oscar Vieira da Costa Júnior, mais conhecida como Estrada dos Cajueiros, que liga a RJ-106 ao Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, foi naugurada em 20/09/2022.

A nova Estrada dos Cajueiros –  novo grande corredor viário da cidade de Maricá – recebeu uma série de melhorias ao longo dos seus 5 km  de extensão, entre elas a duplicação das pistas de rolamento com 7 metros cada, nova pavimentação com asfaltamento de 10 km nos dois sentidos, iluminação com a instalação de 300 luminárias de led nos 150 novos postes. Também foram construídas novas calçadas em ambos os lados e implantada uma rede de 5 km de drenagem, 2 km de macrodrenagem, com instalação de manilhas e galerias pluviais que cruzam a pista em direção ao curso d’água do rio Bambu. Foram construídas ainda 3km de ciclovia central e 2km de ciclofaixa. Foram instalados mais de 150 postes de iluminação, permitindo que a pessoa possa caminhar no fim do dia. Também foram plantadas mais de 300 mudas de árvore. No local,  foram instalados mais de 200 placas de sinalização e também 12 redutores de velocidade, 12 faixas de pedestre e cinco travessias elevadas na via, além de dispositivos eletrônicos de redução de velocidade.

Túnel por onde passava o trem de Inoã

A Estrada de Ferro Maricá, inaugurada em 1887, marcou a história deste município, proporcionando a vila de Maricá sua elevação a condição de cidade em 7 de dezembro de 1889. Atualmente, pouco se vê desta ferrovia. Algumas estações abandonadas aqui e ali, além do túnel que ligava Inoã à Calaboca, são os resquícios deste marco histórico. De acordo com tradição oral, o nome do túnel e atual região Cala Boca decorre o fato de os assaltantes aguardarem a entrada do trem no túnel para anunciar o assalto.

 

Apolo 11 Turismo – organizadora da Visita Técnica a Maricá

Apolo 11 Turismo é uma agência de turismo localizada em Itaipuaçu que é o 4º distrito de Maricá RJ. Agência de turismo especializada na organização de passeios por Maricá e busca tornar a estadia a mais agradável possível.​

Além de trabalhar com passeios para cidades do estado do Rio de Janeiro, venda de  pacotes aéreos, transfer do aeroporto x hotel x aeroporto, a Apolo 11 Turismo também cria visitas técnicas para profissionais de turismo.

Whatsapp +55 21 97340 9733

CNPJ e Cadastur 36.081.848/0001-30

 

A M1News preparou um álbum com as fotos tiradas pelos participantes da Visita Tecnica a Maricá, clique aqui e veja no nosso Facebook.

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: