TV Maricá estreia cobertura da FLIM com transmissão ao vivo
Estúdio montado na praça central da Festa Literária de Maricá recebeu convidados renomados, como Aílton Krenak e Clóvis de Barros Filho
A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), que acontece na orla do Parque Nanci até o dia 10 de novembro, está com diversas atrações e traz novidades. Uma delas é a TV Maricá que pela primeira vez transmite ao vivo pelo seu canal do Youtube toda a programação da festa, que conta com palestras, shows, rodas de conversa e talk shows com convidados especiais, além de atividades voltadas para crianças no espaço Flimzinha.
Com um estúdio montado na praça central da orla, no coração da festa, a TV Maricá está com toda a sua equipe de mais de 30 profissionais entre produção, coordenação, direção, edição, fotografia, operação técnica, repórter, cinegrafista e seus apresentadores. Todo o trabalho em conjunto tem o objetivo de levar para o público muita informação, conteúdo exclusivo, entrevista com convidados especiais e debates.
Programação ao vivo
Em sua grade fixa de programação, a TV transmite ao vivo o Jornal de Maricá (Edição da Tarde) – com a apresentação da Lana Souza – Maricá Debate – também com a apresentação de Lana – roda literária que acontece dentro da tenda Papo Flim e finalizando com o Jornal de Maricá (Edição da Noite) – com apresentação de Luis Muralha.
Nesta primeira semana de evento, já passaram pelo estúdio o ambientalista, escritor indígena e imortal da Academia Brasileira de Letras, Aílton Krenak; o músico Paulinho Moska; o cantor Lenine; a diretora artística do Instituto Ziraldo, Adriana Lins; a jornalista e escritora Thalita Rebouças; o jornalista, filósofo e professor universitário, Clóvis de Barros Filho, entre outros convidados.
Diretor-geral da TV Maricá, Roberto Lima disse que fazer a cobertura da Flim é um grande desafio satisfatório. “Tem sido um desafio fantástico poder cobrir essa festa, pela grandiosidade e pela quantidade de escritores muito importantes que comparecem e pelo impacto que percebemos que tem na vida da cidade, dos cidadãos, e principalmente das crianças que participam bastante do evento. Estamos muito orgulhosos em poder contribuir, participar e registrar esse momento da cidade”, afirmou.
A diretora da TV Maricá, Juliana Lira, ressaltou o trabalho da comunicação juntamente com a educação.
“Ter a TV Maricá na cobertura da Flim é essencial, pois junta a educação com comunicação e isso fortalece. Como dizia Paulo Freire, ‘educação não transforma o mundo; educação muda pessoas, e pessoas transformam o mundo.’ Essa parceria é a base para inspirar mudanças que vão além das palavras”, pontuou.
Para o diretor de jornalismo, Enilton Rodrigues, a cobertura da Flim tem uma simbologia especial, pois a TV irá completar seis meses de existência no próximo domingo, 10 de novembro.
“A TV Maricá nasceu no 10 de maio, às 13h53 quando entrou no ar pela primeira vez o Jornal de Maricá Edição da Tarde. Então, está sendo muito legal esse trabalho de descoberta para a nossa equipe. Tem muitos profissionais novos, com pouca experiência de televisão, mas que estão aprendendo bastante dentro das nossas demandas do dia a dia. É um prazer enorme poder contribuir e participar da cobertura desse evento grandioso”, contou.
A TV Maricá
Com estreia no dia 10 de maio de 2024, a TV Maricá é um canal on-line com extensa programação transmitida diariamente pelo Youtube e que exibe atrações originais produzidas no município com uma programação diversificada: dois telejornais diários, programas de debate, de cultura e entretenimento, além de filmes, séries e documentários.
Foto: Bernardo Gomes