Testes sorológicos para covid obrigatórios

Testes sorológicos para Covid-19 terão cobertura obrigatória

Compartilhe essa matéria:

ANS aprova cobertura obrigatória para testes sorológicos para Covid-19

Os planos de saúde terão que cobrir testes  sorológicos  para Covid-19. A norma foi aprovada nessa quinta-feira, 13 de agosto, pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A regra tem efeito imediato, a partir da publicação no Diário Oficial da União.

 

 

Na decisão, a ANS enfatiza que a pesquisa de anticorpos passa a ser obrigatória para os beneficiários de planos de saúde a partir do oitavo dia do início dos sintomas, desde que o paciente apresente síndrome gripal ou respiratória e não tenha um resultado prévio para o Covid-19.

 

Os testes sorológicos identificam a presença de anticorpos (IgA, IgG ou IgM) no sangue dos pacientes que foram expostos ao vírus em algum momento, independentemente de apresentarem sintomas da doença.

 

A Cassi, como operadora de plano de saúde, segue as determinações da ANS; assim como fez nas decisões anteriores.

 

Vale ressaltar que a Cassi realiza a cobertura para o exame Pesquisa por RT-PCR, “Padrão Ouro” para o diagnóstico da Covid-19, de acordo com as diretrizes de utilização publicadas pela ANS. E oferece também cobertura para outros seis exames que auxiliam no diagnóstico e tratamento do vírus, os quais ampliam as possibilidades de diagnóstico da Covid-19.

 

Clique aqui e saiba mais sobre a decisão da ANS

 


Entenda o assunto  sobre a decisão liminar anterior derrubada na Justiça

 

A decisão da ANS era aguardada pelos usuários de planos de saúde, tendo em vista, que em junho, a Agência havia incluído os testes sorológicos na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde atendendo a uma decisão judicial. No mês seguinte, a própria ANS derrubou na justiçaANS derrubou na justiça a decisão liminar que obrigava a cobertura.

 

Enfim, na ocasião, a ANS argumentou que não que não havia qualquer garantia de efetividade/segurança nos testes.

 

Fonte: Agência ANABB

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: