Quarta reunião preparatória da 7ª Conferência da Cidade
Prefeitura promove quarta reunião preparatória da 7ª Conferência da Cidade – Maricá por Você
A Prefeitura de Maricá promoveu a quarta reunião preparatória da 7ª Conferência da Cidade – Maricá por Você, nesta terça-feira (03/05), de forma híbrida, com participação presencial e online da população, que sugeriram temas envolvendo saneamento, pavimentação, turismo, mobilidade urbana, sustentabilidade, meio ambiente, segurança pública, distribuição de água, habitação, projetos culturais e desenvolvimento urbano do distrito de Itaipuaçu. Próxima e última reunião acontece na quinta-feira (05/04), no Centro.
O encontro aconteceu no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Valéria Passos, em Itaipuaçu. As propostas serão levadas para a conferência municipal que acontecerá de 20 a 22/05. O secretário municipal de Urbanismo, Celso Cabral, destacou que será elaborado um relatório, com as propostas debatidas na conferência.
“Reafirmo o compromisso da Prefeitura de Maricá em desenvolver a cidade, esse é um momento de extrema importância para avançar com políticas públicas, assim teremos formas e soluções nosso município. O resultado das discussões será um instrumento para que os Conselheiros da Cidade, que serão eleitos, façam a avaliação, monitoramento e proposições para que as ações sejam desenvolvidas”, pontuou Cabral.
O diretor de Programas Socioambientais da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Horácio Figueiredo, ressaltou o Plano de Segurança Hídrica que foi elaborado com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e deve ser divulgado ainda este mês.
“Maricá vive hoje um drama com relação à água. Esse estudo hídrico é um passo fundamental. A ideia é que nos próximos anos possamos contribuir para a resolução hídrica e de saneamento na cidade. O projeto já está pronto e será entregue no aniversário da cidade”, destacou.
A abertura da 7ª Conferência da Cidade acontece no dia 20/05, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, a partir das 18h, com autoridades e palestras. Já os debates, votações dos relatórios e eleição do Conselho da Cidade serão nos dias 21 e 22 de maio, das 9h às 17h, no CEPT Professora Zilca Fontoura, também na região central.
Pré-conferências municipais
O último encontro antes da Conferência da Cidade acontece na próxima quinta-feira (05/05), no auditório do Banco Mumbuca (Rua Eugênia Modesto da Silva, 293, Centro), das 18h às 20h30, somente com os representantes das instituições da sociedade civil.
Para participar das pré-conferências é necessário fazer as inscrições no portal da Prefeitura (www.marica.rj.gov.br/
Eleição do Conselho da Cidade
Ao final da conferência, serão escolhidos os membros, titulares e suplentes, do Conselho da Cidade (ConCidade), que é composto por representantes de movimentos sociais, empresários, trabalhadores e administração pública. O Conselho tem como função analisar, propor e fiscalizar mudanças e soluções nas políticas públicas.
O ConCidade é formado por 15 representantes, sendo cinco do Executivo e um do Legislativo; cinco de movimentos sociais e populares; um empresarial; um dos trabalhadores; um de instituição da sociedade civil; e um de Organizações Não Governamentais (ONGs).
Nesta etapa da pré-conferência, as instituições da sociedade civil organizada interessadas devem fazer cadastramento e enviar os documentos comprobatórios de sua atuação no município para indicação dos delegados das suas entidades tais como: associações, sindicatos, conselhos, entre outros. Para ser indicado ou eleito delegado da 7ª Conferência da Cidade é condição necessária ter se inscrito e participado de alguma das atividades da pré-conferência.
Sugestões
Na conferência municipal, os grupos de trabalho vão propor sugestões para os seguintes temas: Meio Ambiente, Sustentabilidade e Saneamento; Uso do Solo – Habitação e Patrimônio Cultural e da Paisagem; Desenvolvimento Econômico, Urbano, Rural e Mar, Turismo; Mobilidade Urbana – Sistema Viário; e Uso e Ocupação do Solo, Macrozonas, Sistema de Planejamento Urbano.