Sessão Azul exibe filmes acessíveis para pessoas com deficiência em Maricá
Cinema acessível exibe filmes adaptados para pessoas com autismo e outras deficiências nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e Utopias, realiza durante o mês de maio a Sessão Azul — uma iniciativa de inclusão cultural dedicada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências. As sessões especiais acontecem nos dias 10, 17, 24 e 31/05, sempre às 17h, no Cine Henfil, no Centro. A entrada é gratuita.
A proposta da Sessão Azul é garantir um ambiente acolhedor e acessível para o público neurodivergente e suas famílias. Durante a exibição, o volume do som é reduzido, a iluminação da sala é suave, e o público tem liberdade para circular, interagir ou se expressar como se sentir à vontade — sem julgamentos. A curadoria dos filmes é feita por meio da plataforma Egeda, que garante títulos com temas ligados à diversidade, inclusão e empatia.
Ingressos gratuitos e online
Os ingressos para as sessões são distribuídos exclusivamente pelo site www.cinehenfil.art.br, onde é possível escolher o filme e reservar assentos com antecedência. Recomenda-se chegar com alguns minutos de antecedência para validar o bilhete.
“A Sessão Azul é uma política pública que garante o direito de todos à cultura e ao lazer. Inclusão é quando ninguém fica de fora”, reforça a equipe da Secretaria de Cultura e Utopias.
Sobre o Cine Henfil
Localizado na Rua Alferes Gomes, no Centro de Maricá, o Cine Henfil é o cinema público municipal da cidade. Com capacidade para 200 pessoas, o espaço conta com tecnologia de ponta, assentos acessíveis e programação gratuita o ano inteiro. É administrado pela Secretaria de Cultura e das Utopias em parceria com o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP).