Seminário Municipal de Práticas Integrativas discute os benefícios das plantas medicinais e dos fitoterápicos
Evento reuniu estudantes e profissionais da área, buscando ampliar e fortalecer esses serviços no SUS
Maricá sediou na segunda-feira (08/05) o 2º Seminário Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS), iniciativa da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Vassouras, com apoio da Secretaria de Saúde de Maricá. O evento aconteceu no espaço M&R Premium, no Condado, proporcionando diálogos essenciais entre estudantes e profissionais sobre a utilização de plantas medicinais, produtos fitoterápicos e florais nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) presentes na cidade.
O seminário integra o projeto “Saúde em Extensão: da Universidade à Comunidade”, parceria entre o Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde (Neps) e a Universidade de Vassouras, contanto também com apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca e da iniciativa Farmacopeia Marik’á.
O encontro segue a Lei Municipal nº 2.988, que institui o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PMPICS), ampliando a oferta das PICS na Atenção Primária e fortalecendo a adesão da população a práticas que promovem o bem-estar.
Durante a mesa de abertura do evento, o professor doutor Raphael Dias, coordenador de ensino e pesquisa do Neps, ressaltou o papel mobilizador do evento, apresentando as PICS a um número ainda maior de pessoas.
“O Seminário Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde é um dia para estimularmos saberes nessa área e também a aplicação das PICS. Com isso, identificamos aqueles que utilizam essas práticas no dia a dia profissional ou queiram conhecê-las. Momentos para compartilharmos muito conhecimento de forma suave e intersetorial”, afirmou.
A professora doutora Magda Medeiros, pesquisadora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e parte do Farmacopeia Marik’á, destacou a importância das plantas medicinais na promoção à saúde.
“Minha participação no evento é para, principalmente, falar do projeto Farmacopeia Marik’á, que visa o desenvolvimento econômico e social da cidade por meio da produção local de plantas medicinais e produtos fitoterápicos. Com isso, vamos contribuir com a Saúde de Maricá, auxiliando na implementação da fitoterapia como uma das PICS oferecidas no município, capacitando os profissionais da Atenção Primária para utilizá-las, além de outras metas”, acrescentou.
Evento contou com debates sobre diversos temas
A programação do evento seguiu com diálogos plurais e intersetoriais sobre as PICS, com a conferência “Semeando o cuidado: cultivando saúde com plantas medicinais e fitoterápicos”; a mesa temática “Plantas Medicinais e fitoterapia: práticas integrais de atenção e cuidado em saúde no SUS”; e a mesa redonda “Atuação profissional com as PICS no SUS – formação, possibilidades e limites”.
À tarde, os participantes também puderam prestigiar a mesa digital “Florais e fitoterapia: da saúde humana à saúde animal no SUS”, além de terem sido apresentadas experiências exitosas nos serviços do SUS em Maricá e trabalhos científicos nessa área. O seminário também contou com exposição e produtos desenvolvidos pelo projeto Farmacopeia Marik’á e coffee break.
A terapeuta integrativa Eduarda Mattos, de 47 anos, é moradora de Itaipuaçu e prestigiou o evento. Ela reforçou o impacto do seminário para fomentar debates e a utilização das práticas integrativas na cidade.
“O seminário me deixou com muitas expectativas, principalmente pela ampliação do acesso às PICS no SUS. O evento foi um momento incrível para descobrir as novidades e o que vem sendo feito nessa área em Maricá. Além disso, mostrou como as plantas medicinais podem ser utilizadas em terapias de forma mais ampla”, garantiu.
PICS estão disponíveis em toda a cidade
Nas Unidades de Saúde da Família (USF) presentes nos quatro distritos do município, são oferecidas 11 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). As PICS são indicadas pelos profissionais que atuam nas unidades, de acordo com a necessidade do usuário, como forma complementar do cuidado.
As práticas integrativas oferecidas nas USF incluem: Acupuntura/Medicina Tradicional Chinesa; Auriculoterapia; Fitoterapia; Meditação; Reiki; Yoga; Terapia Comunitária Integrativa; Shantala, Aromaterapia; Cromoterapia; Reflexoterapia.
Foto: Yago Monteiro