Semana de festas do Réveillon tem dia do Domínio Público
Confira as principais efemérides da semana entre 29/12 a 04/01
Com o 2024 já em seus dias finais e com o 2025 chegando, temos como principal destaque da semana, justamente, o ano novo. Duas datas importantes ocorrem no dia 1º de janeiro (que cai na próxima quarta-feira): o Dia da Confraternização Universal e o Dia do Domínio Público.
O Dia da Confraternização Universal marca a chegada de um novo ano e é um convite à união e à paz entre os povos. Considerado feriado nacional no Brasil, trata-se de um dia de celebração. No ano passado, a Radioagência Nacional falou como surgiram algumas destas celebrações tradicionais de ano novo no Brasil:
Também em 1º de janeiro, celebramos o Dia do Domínio Público, data importante para a promoção da cultura e do conhecimento. A data marca o fim, a depender das regras de cada país, da necessidade de se pagar direitos autorais para a utilização de obras artísticas. Em 2017, a Agência Brasil explicou algumas destas regras. Em 2019, o Repórter Brasil (da TV Brasil) falou sobre a entrada das obras de Monteiro Lobato à lista do Domínio Público.
Um pouco antes, ainda em 2024, celebramos os 60 anos de fundação do Banco Central do Brasil. Foi em 31 de dezembro de 1964 que o Bacen foi criado. Um pouco da história da instituição foi contada em uma edição de 2012 do Conhecendo Museus:
Para fechar as datas comemorativas da semana, temos o Dia Mundial do Braille, celebrado em 4 de janeiro. A data, que homenageia o sistema de leitura e escrita desenvolvido por Louis Braille, foi tema de uma matéria da Agência Brasil no ano passado e do Repórter Brasil em 2018 (quando a data foi celebrada pela primeira vez):
Personalidades
A semana tem, ainda, duas datas de figuras conhecidas na música brasileira. No dia 3 de janeiro, o rapper Alex Pereira Barbosa, conhecido como MV Bill, completa 50 anos. Famoso também pelas contribuições no debate sobre justiça social, ele já foi entrevistado em um série especial sobre Hip Hop veiculado na Radioagência Nacional em 2023. Também participou do Estação Plural em 2016.
No dia 4, a morte do cantor e compositor mineiro Nelson Ned (famoso por canções como Tudo Passará) completa 10 anos. A morte do “pequeno gigante da canção” teve repercussão internacional e foi notícia naAgência Brasil e TV Brasil na época.
Começa a operar a primeira estação de televisão UHF, em Bridgeport, nos Estados Unidos (75 anos)
Morte do escritor do romantismo, político, pintor, caricaturista, arquiteto, crítico e historiador de arte, professor, diplomata e jornalista gaúcho Manuel José de Araújo Porto-Alegre (145 anos) – primeiro e único barão de Santo Ângelo, foi fundador de várias revistas, dentre elas a “Nitheroy”, revista brasiliense, divulgadora do gênero literário romântico e “Lanterna Mágica”, publicação de humor político
Nascimento do produtor musical, cantor, compositor, dublador, músico e locutor fluminense Aloysio de Oliveira (110 anos) – figura-chave na internacionalização da música popular brasileira.
Nascimento da psicanalista, escritora e jornalista gaúcha Carmen da Silva (105 anos) – uma das precursoras das discussões de gênero no Brasil. Em suas colunas antecipou debates de temas como a posição da mulher no mercado de trabalho, divórcio e pílula anticoncepcional
Fundação do Banco Central do Brasil (60 anos)
Dia da Corrida Internacional de São Silvestre – realizada desde 1925 na cidade de São Paulo
Divulgação dos resultados do Censo Experimental realizado em Brasília, que revelou um crescimento populacional exponencial desde os primórdios da construção da capital (65 anos)
Nascimento do cantor, compositor e violinista fluminense Francisco Libório Feitosa, o Chico Feitosa (90 anos) – foi produtor e apresentador da Rádio MEC, inclusive de um programa com seu nome: “Bossa Nova e as histórias de Chico Feitosa”
Morte do marchand e artista plástico pernambucano Marcantonio Vilaça (25 anos)
Lançamento do Jornal Folha de São Paulo (65 anos)
Janeiro Branco – mês de conscientização da saúde mental e emocional
Dia da Confraternização Universal
Dia do Domínio Público
Transferência do Arquivo Nacional para a sua atual sede, ocupando um dos edifícios da antiga Casa da Moeda, um dos mais belos prédios construídos no século XIX, na Praça da República (40 anos)
Criação do Itapoã, Região Administrativa XXVIII (20 anos)
Morte do escritor, filósofo, romancista, dramaturgo, jornalista e ensaísta franco-argelino Albert Camus (65 anos)
Nascimento do ator, cantor e compositor paulista Domingos Zeminian, o Ruy Rey (110 anos)
Morte do poeta e dramaturgo estadunidense Thomas Stearns Eliot, o T.S. Eliot (60 anos)
Dia Mundial do Braille