Semana da Enfermagem promoveu diálogos sobre o protagonismo da área na saúde de Maricá
Programação do evento incluiu debates, homenagens aos profissionais e apresentação de trabalhos científicos
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde e da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), realizou na quarta e quinta-feira (10 e 11/05), a 11ª Semana da Enfermagem na cidade, mobilizando profissionais, estudantes e gestores da área para debates sobre o tema “Protagonismo da Enfermagem: Perspectivas e Possibilidades”. O evento ocorreu no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, contando com mesas de discussão temáticas, exibição de vídeos com relatos impactantes do cotidiano de enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de homenagens e sorteio de brindes.
Durante a mesa inicial do encontro, a secretária de Saúde, Solange Oliveira, reforçou o papel fundamental dos profissionais da enfermagem, que acolhem e oferecem cuidados de ponta aos moradores.
“As equipes de enfermagem têm um grande diferencial: o dom e o aprendizado do cuidado, sendo grandes profissionais e professores. Os enfermeiros (as) e técnicos (as) de enfermagem nos ensinam diariamente como olhar e ouvir o usuário de forma qualificada, o que transforma a vida das pessoas. Parabéns a todos e todas que fazem a diferença, com o talento de observar, escutar, cuidar e promover saúde”, garantiu.
O diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa, pontuou a dedicação da gestão para valorizar cada vez mais esses profissionais.
“O tema da Semana da Enfermagem nos faz refletir sobre perspectivas e possibilidades da área, superando desafios e perseverando. Em Maricá, buscamos valorizar cada vez mais esses profissionais, que atuam com qualidade e pautados na humanização. Queremos que enfermeiros (as) e técnicos (as) de enfermagem sejam cada vez melhor remunerados e nos empenhamos para isso continuamente”, acrescentou.
Enfermagem à frente do cuidado
Na abertura do evento, Cláudia Rogéria de Lima, diretora de Atenção à Saúde da Femar, ressaltou o protagonismo dos profissionais da enfermagem, que estão desde o início prestando assistência à população.
“Os enfermeiros e técnicos de enfermagem são pessoas que cuidam e estão próximas aos usuários, conversando, orientando e acolhendo em todas as etapas. A Femar veio pra fazer história e temos projetos incríveis, que estão sendo gerados com esforço, partindo também da dedicação da enfermagem. São iniciativas feitas a muitas mãos, oferecendo novas possibilidades para a saúde de Maricá”, disse.
O primeiro dia de programação seguiu com a mesa temática “As Potencialidades da Enfermagem na Gestão do SUS”. Leonardo da Cruz, técnico de enfermagem da Unidade de Saúde da Família (USF) Ubatiba, foi um dos participantes, destacando seu papel no local de trabalho.
“Tenho muito orgulho de ser técnico de enfermagem e sou um protagonista do cuidado. Atuo no bairro onde moro, fazendo a diferença na minha região junto a uma ótima equipe. Hoje, entendo a minha importância para transformar vidas e para o bom funcionamento da unidade em que atuo, sendo tão fundamental quanto os outros profissionais”, assegurou.
Liliane Caldas, enfermeira e gerente da USF Carlos Marighella, salientou o impacto de uma gestão de qualidade para otimizar os serviços oferecidos.
“Muitas vezes temos que tomar decisões complexas, porém quando compartilhamos as vivências diárias com a equipe, tudo fica mais fácil. No momento que estamos no território, devemos ser parceiros das lideranças comunitárias locais, conversando com a população para qualificar ainda mais o cuidado e entender as demandas”, afirmou.
Capacitação e apresentação de experiências
Também foram oferecidos minicursos a profissionais e estudantes da área, parte da iniciativa Capacita Coren-RJ, projeto educativo do Conselho Regional de Enfermagem. Na terça-feira (09), foram oferecidas formações em suporte básico e avançado à vida e interpretação de exames laboratoriais, ministradas por Lilian Behring, enfermeira e presidente do Coren-RJ
As capacitações continuam nesta sexta-feira (12), Dia Internacional da Enfermagem, para os inscritos nos minicursos de manejo inicial em lesões de pele; administração de medicamentos; e manejo de arboviroses. Além disso, nesta quinta-feira (11), os profissionais apresentaram trabalhos científicos e experiências exitosas ligadas à Atenção Primária à Saúde de Maricá no auditório do Banco Mumbuca, com temáticas variadas.