Segurança do idoso

Segurança do idoso, o que você precisa fazer?

Compartilhe essa matéria:

O idoso e sua vulnerabilidade

Segurança do idoso, uma preocupação que requer a adoção de medidas cautelares no âmbito familiar, pessoal e público.  Portanto, são necessárias e contribuem para uma vida mais saudável e com conforto para o idoso.
 
 
 
Segundo dados do IBGE, a população idosa hoje em dia representa cerca de 11% da população brasileira.
 
No entanto, esse público é reconhecido como vulnerável quando se fala em perigos como acidentes e criminalidade.
 
Igualmente, junto com as mulheres e crianças, os idosos fazem parte do grupo considerado mais vulnerável aos perigos do cotidiano urbano.
 
Entretanto, os riscos que envolvem os idosos são ainda maiores pois envolvem outras questões praticamente exclusivas.
 
 
São elas: a saúde frágil, a oportunidade que criminosos vêm de aplicar o golpe da previdência e em bancos, as chances de cair na rua e diversos outros.
 

 

Dicas de segurança do idoso

 

Como dissemos acima, é necessária muita atenção quando se deseja cuidar da segurança do idoso ou de um familiar.

 

 
Cada situação apresenta um série de perigos. Na rua há perigo que não há dentro de casa.
 
 
Mas mesmo dentro de casa não estamos 100% seguros, especialmente devido aos acidentes domésticos, que são comuns entre os idosos.
 
 
Sendo assim, cada situação, cada atitude de segurança para idosos devem fazer parte do hábito corriqueiro. A medida que se adota as atitudes de segurança, elas passam a tornar-se hábitos e a prática passa a ser mais natural.
 
 
Esse é o ideal, tornar a prevenção uma prática habitual.
 
 
 
Dessa forma, a melhor maneira de apresentar dicas de segurança para idosos é dividi-las em cada situação com riscos de perigo. Agrupamos elas de acordo com os seguintes ambientes:
  • Em casa
  • Na rua e locais públicos e estabelecimentos
  • Pulseira de segurança residencial para idosos

 

 

Segurança do idosos em casa

Hoje em dia no Brasil, muitos idosos vivem sozinhos e em Maricá não é diferente. O fato deles viverem sozinhos não é o problema em si.
 
O problema é que existe um público grande que é vulnerável e precisa de soluções de proteção pessoal para que possam permanecer a exercer sua autonomia.
 
 
Sendo assim, quais medidas podem ser adotadas?  Existem várias medidas, as quais não devem ser adotadas separadamente, mas agregadas umas às outras.
 
 
Nenhuma delas envolve altos gastos financeiros, pois são medidas de longo prazo, feitas para perdurarem.
 
 

Adaptações residenciais para segurança do idoso


As adaptações trata-se de objetos que são instalados na casa do idoso para prevenir acidentes domésticos. As principais são:
 

Banheiro
O banheiro é provavelmente o local onde mais ocorrem acidentes domésticos com idosos. É importante que o vidro do box seja temperado ou laminado.

Com esses vidros, caso o box quebre, eles não se transformam em pedaços de vidro, o que não acontece com o vidro cristal.

Os vasos sanitários devem ser elevados e com barras de apoio na parede próxima a eles.

 

Piso
O piso do banheiro deve ser imprescindivelmente antiderrapante, assim como o piso fora do banheiro em uma distância de 1,5m.
É ideal que o restante do piso da casa seja antiderrapante, ou que ao menos não deslize tanto como outros tipos de piso.

 

Quarto
É recomendado que o quarto tenha interruptores de iluminação o mais próximo da cama quanto possível. Além disso, é ideal ter perto da cama telefone e água.

 

Escadas
O ideal é optar por casa ou prédios que não tenham escadas. Mas caso não seja possível, o corrimão é um ítem indispensável. Além do corrimão, a escada devem obrigatoriamente possuir adesivos ou piso antiderrapante.

Contudo, as medidas de segurança residencial são passos importantes. Elas não abrangem tanto o hábito do morador mas sobretudo as adaptações e a aquisição de equipamentos essenciais.

 

Porém, sabemos que os idosos não são obrigados a permanecerem em seu lar para estar seguro. Na verdade, é importante estimular que eles saiam e divirtam-se na rua e nos espaços públicos. Isso é possível quando adotadas as devidas medidas de prevenção.

 

Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor.(Levítico 19:32)

 

Enfim, clique aqui e converse comigo Minuto da Segurança Maricá.

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: