Segundo dia do seminário regional de saneamento tem debate sobre regulação do setor
Representantes de agências de São Paulo e do Rio Grande do Sul mostraram seus mecanismos e experiências
Os palestrantes foram Francisco Lopes (secretário executivo da Assemae), Dalto Brochi (diretor-geral da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, em São Paulo), Demetrius Gonzalez (diretor-geral da Agência Regulado Intermunicipal de Saneamento do RS) e Lígia Maria Nascimento (especialista em regulação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico). Todos fizeram apresentações sobre como funcionam os sistemas de regulação e seus resultados.
“Parece complexo para muita gente, mas toda o trabalho tem por objetivo melhorar a vida da população. É essencial convencer as pessoas sobre a importância do saneamento”, afirmou Francisco Lopes.
“Maricá tem a Sanemar que hoje é um exemplo de experiência para o país, com as medidas estruturantes que vem adotando e levam a cidade de 3% para 30% de cobertura no saneamento. O próximo passo será normatizar esses serviços para que a população e o governo estejam seguros em sua operação”, disse o presidente.
“Temos um desafio grande, mas creio que estamos no caminho certo. A população pode aguardar que a promessa de uma rede eficiente está sendo cumprida”, garantiu a gestora.
O primeiro sistema completo de esgotamento sanitário foi entregue para os moradores da Rua 47, em Itaipuaçu, com estação de tratamento compacta que utiliza tecnologia viva, a Mikroete, desenvolvida em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
Confira a agenda do 1º Seminário Regional do Rio de Janeiro da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae):
Quarta-feira (20/03)
8h30 – Apresentação do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP);
10h – Apresentação do Prêmio Juventude Sanear com a secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Costa;
14h – O Saneamento e a Defesa do Meio Ambiente. Coordenadora: Dra. Valéria Rangel – Vice-Presidente da OAB Maricá.
Quinta-feira (21/03)
8h30 – Desafios e Conquistas da Gestão de Maricá no Saneamento. Coordenadora: Rita de Cassia Rocha (Sanemar)
14h – O Saneamento em Debate: Aspectos Legais. Coordenadora: Dra. Mariana Sattamini (presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Maricá)
Sexta-feira (22/03)
8h30 – Saneamento e Construção Civil: Ação e Práticas Sustentáveis com Elizena (Projeto Mão na Massa), Marina Costa (arquiteta urbanista) e Luciana Andrade (diretora de Sustentabilidade do Maraey)
9h30 – Assinatura do Termo de Cooperação Técnica com Projeto Mão na Massa
10h – Visita às obras de esgotamento sanitário
16h – Lançamento de obras na Barra de Maricá/Zacarias