Secretaria de Transportes inicia vistorias de veículos na cidade

Compartilhe essa matéria:

Calendário define datas para licenciamento de táxis, mototáxis, transporte escolar e do transporte complementar de passageiros

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Transportes, realiza de 8 de maio a 15 de setembro, a vistoria dos permissionários e autorizatários de táxis, mototáxis, transporte escolar, ônibus e transporte complementar de passageiros que atuam na cidade. A inspeção veicular obrigatória é realizada anualmente visando a verificação de itens de segurança, como extintor de incêndio, pneus, faróis, lanternas, buzina e cinto de segurança, além do estado geral de conservação dos automóveis.

 

“Com o início das vistorias dos nossos permissionários e autorizatários, a secretaria renova junto aos usuários a garantia de utilização de veículos seguros e condutores qualificados para prestação do serviço, explica o secretário de Transportes, Douglas Paiva.

 

O calendário de vistorias para o ano de 2023 foi publicado no Jornal Oficial de Maricá (JOM) de nº 1419 e ficou definido da seguinte forma: mototáxi de 08 a 19/05; taxi de 29/05 a 30/06; transporte escolar de 10 a 21/07; ônibus de 31/07 a 25/08 e van de 04 a 15/09.

 

Como proceder:

Para efetuar a abertura do processo de renovação de licença, os permissionários deverão comparecer ao protocolo dos Serviços Integrados Municipais (SIM) do Centro, das 8h às 17 horas. É necessário apresentar cópia dos documentos do veículo e do proprietário. Após o prazo de 72 horas da abertura do processo, caso não haja nenhuma pendência da documentação, os contribuintes poderão agendar data e horário da vistoria de seus veículos na recepção da Secretaria de Transportes ou no prédio do SIM, onde o processo foi iniciado.

 

As vistorias serão realizadas entre 9h e 17 horas, no Centro de Inspeção Veicular (Flamengo), e poderão ser feitas pelos auxiliares, desde que estes estejam legalmente autorizados e mantenham vínculo com os referidos veículos. Após a aprovação do fiscal, o selo de vistoria será afixado na parte central do para-brisa. Já os permissionários reprovados serão notificados e terão um prazo de dez dias para resolver as pendências apontadas.

 

 

Foto: Marcos Fabrício

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: