Saúde celebra o mês da mulher com ações e intensificação de serviços para o público feminino
Até o fim de março, unidades de saúde ofertam mais exames preventivos, realizam rodas de conversa e orientações multiprofissionais às moradoras de Maricá
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, se mobilizou para oferecer cuidados ainda mais qualificados à população feminina no mês de março, período marcado pelas celebrações às mulheres, realizando ações voltadas ao bem-estar das usuárias e reforçando os serviços disponibilizados a esse público. A partir disso, as 25 Unidades de Saúde da Família (USF) promovem ações descentralizadas durante o mês, com oferta de exames preventivos, rodas de conversa, testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), vacinação contra diversas doenças, orientações profissionais em saúde, sala de espera temática e dinâmicas de fortalecimento da autoestima feminina.
Na quarta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, foram realizadas atividades focadas na saúde da mulher e que simbolizam também o Março Lilás — mês de conscientização e prevenção ao câncer de colo de útero. As ações ocorreram nas USF Santa Paula, Bambuí, Mumbuca, Bairro da Amizade, Chácara de Inoã, Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), Marinelândia, Inoã 1, Recanto, Guaratiba e Barra, abrangendo os quatro distritos de Maricá.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou a importância do empenho das equipes das unidades para oferecer um acolhimento de excelência às mulheres, disponibilizando serviços fundamentais às usuárias e ajudando na promoção de qualidade de vida.
“A Atenção Primária é a porta de entrada dos atendimentos em saúde, por isso durante o mês da mulher realizamos ações de conscientização e que promovem o bem-estar das usuárias em todas as Unidades de Saúde da Família, intensificando também a oferta de exames preventivos. Nos empenhamos continuamente para qualificar e humanizar a assistência ao público feminino, em especial na atenção básica, evitando o adoecimento e internações. Em outubro de 2022, lançamos uma linha de cuidado específica para o câncer de colo de útero e estamos planejando outros avanços fundamentais para a saúde feminina”, afirmou.
Atividades pelo mês da mulher na Rede de Urgência e Emergência
Na quarta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, as unidades que integram a Rede de Urgência e Emergência da cidade ofereceram massagem e um café da manhã especial às colaboradoras. Elas reuniram equipes femininas do Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, da UPA de Inoã, da Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM) Santa Rita, em Itaipuaçu, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
Na UPA de Inoã, a atividade que marcou a data também promoveu diálogos sobre a violência contra a mulher, contando com a participação das pacientes da unidade e da primeira-dama do município, Rosana Horta. Durante o momento de reflexão, as profissionais da área apresentaram os serviços oferecidos no município para prestar apoio às vítimas, esclarecendo também as dúvidas das presentes, aspectos ressaltados por Alessandra Andrade, médica e diretora técnica da unidade.
“Todas as unidades são locais de promoção à saúde e, por isso, utilizamos a UPA de Inoã para promover essa ação para as pacientes que aguardavam atendimento, o que achei fantástico. A iniciativa foi dos assistentes sociais do espaço, abordando a violência contra a mulher, uma forma de cuidado e preocupação, mostrando também os serviços disponíveis em Maricá e que podemos ajudá-las. É importante que as mulheres se sintam acolhidas e tenham uma visão diferente do serviço oferecido na unidade, nos esforçando para que o atendimento oferecido seja cada vez mais humanizado”, reforçou.
A paciente Lose Paula, moradora da cidade, foi uma das participantes da dinâmica. Ela elogiou a ação e garantiu que se sente mais fortalecida para denunciar casos de violência contra a mulher.
“A palestra foi muito boa e isso dá mais força a todas as mulheres. Muitas passam por agressão e as orientações recebidas enquanto eu aguardava atendimento estimulam a denunciar e ter mais esperança. Vejo muitos casos de violência na televisão e a conversa nos ajuda a mudar isso”, concluiu.
Ações pela saúde feminina continuam nas USF
A programação do mês da mulher segue nas Unidades de Saúde da Família (USF) de toda a cidade, direcionada às usuárias cadastradas. Confira abaixo a relação completa de atividades.
10/03
8h: Ação da USF Marinelândia na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado. As usuárias participarão de yoga, café da manhã, palestra “O Feminino” com Du Alecrim e visitarão a unidade de produção agroecológica da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar).
8h: USF Espraiado – caminhada, café da manhã, roda de conversa, aferição de pressão arterial, glicose, oferta de testes rápidos para IST e dia da beleza.
11/03
8h: USF São José 1 – auriculoterapia, oferta de exame preventivo, acompanhamento do Bolsa Família e distribuição de plantas.
8h: USF Ubatiba – alongamento, reiki, aferição de pressão arterial, avaliação odontológica, atividades lúdicas para as crianças, além de oficinas de produção de plantas e repelentes naturais.
16/03
9h: USF São José 2 – atividades de conscientização e coleta de exame preventivo por demanda espontânea à tarde.
17/03
13h: USF Ponta Negra – coleta de exame preventivo e poesia musicada (às 14h).
18/03
8h30: USF Bairro da Amizade – coleta de exame preventivo, sala de espera e orientações de saúde.
8h: USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo) – coleta de exame preventivo, testes rápidos para IST, vacinação contra diversas doenças e sala de grupo.
23 e 30/03
9h: USF São José 2 – ações de conscientização pela manhã e coleta de exame preventivo por demanda espontânea à tarde.
Fotos: Bianca Farahon