Roda de conversa no Polo Cultura de Direitos discute a autoestima da mulher

Compartilhe essa matéria:

Evento contou com serviços de corte de cabelo, trancistas e designer de sobrancelhas para as participantes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher e o programa Cultura de Direitos, em comemoração ao Mês da Mulher, realizou, nesta quarta-feira (30/03), uma roda de conversa no Polo Pedreiras. A ação reuniu cerca de 30 mulheres de diferentes idades. Com o tema “Por trás do Batom” e mediado pela psicóloga do polo, Andréa Rodrigues, o encontro promoveu reflexões coletivas a respeito da relação entre a construção social do corpo e a autoestima da mulher

 

“A ideia da roda de conversa surgiu diante da procura de mulheres, que tiveram a autoestima afetada. Esse é o momento de muita reflexão e aprendizado. Elas puderam trocar ideias e se sentiram acolhidas em um ambiente seguro e respeitoso. Nosso objetivo é poder ajudá-las a cuidar melhor de sua saúde e bem-estar”, explicou a mediadora.

 

O evento contou ainda com serviços de corte de cabelo, trancistas e designer de sobrancelhas para as participantes. Aluna do coral, a florista Lucinete de Souza, 62 anos, falou sobre a troca de experiências com outras participantes.

 

“Foi esclarecedora a roda de conversa, com um tema muito importante para nós. Aqui, conseguimos ouvir a experiência da outra e saber que não estamos sozinhas nessa”, contou.

 

Aluna do curso de grafite, a jornalista Andreia Tavares, ressaltou a iniciativa como forma de valorizar e dar visibilidade à luta das mulheres por seus direitos e por uma vida mais saudável e feliz.

 

“A mulher que não tem estímulo para falar o que sente e poder ser empoderada, ela se fecha, pois acha que as outras vão julgá-la por isso, a importância de rodas de conversas. Aqui aprendemos que a situação que as mulheres passam não são exclusivas delas, que as outras também sentem. Eventos como esse dividem experiências, além de mostrar um pouco da luta diária das mulheres”, disse.

 

O Programa Cultura de Direitos

 

O programa Cultura de Direitos foi criado para desenvolver a capacitação por meio de oficinas de audiovisual, videoarte, música, capoeira e mídias sociais, integrando as ações da secretaria com a comunidade. Permite ainda o trabalho de acompanhamento social, da garantia dos direitos básicos e da ampliação da relação direta entre poder público e a população por meio dos agentes sociais do Comitê de Defesa dos Bairros.

 

Polos:

 

– Polo Bambuí: Jardim Balneário: Rua 86 (antiga Rua 5), Quadra 191, Lote 07, nº 493.

– Polo Pedreiras: Rua Alcides José Rodrigues, número 102 (antiga Rua dos Quintanilhas).

– Polo Inoã: Rua da Esperança, Lote 18, Quadra 17, Loteamento Chácaras (antiga Rua 5).

– Polo Itaipuaçu: Rua Isaltina Filomena, número 203, Quadra 10, Lote 128- Itaipuaçu.

– Polo Recanto Rua Raimundo Monteiro, número 203, Recanto.

 

Foto: Evelen Gouvêa

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: