coronavírus

Casos de coronavírus confirmados: RJ tem mais cinco

Compartilhe essa matéria:

Primeiramente, o estado do Rio de Janeiro teve mais cinco casos confirmados de coronavírus, totalizando oito, até o momento. Os dados foram divulgados no dia 9/03 pela Secretaria de Estado de Saúde. Em todo o país, no dia de hoje, o Ministério da Saúde contabilizou mais 25 casos confirmados, mas sem contar os dos Rio, que foram divulgados após a totalização feita diariamente ao meio-dia por Brasília.

Desse modo, dos novos casos confirmados no estado, quatro são de residentes da capital e um de Niterói. Todos estão em isolamento domiciliar e apresentam estado de saúde estável. Antes, já haviam sido divulgados um caso em Barra Mansa e dois na capital.

“Os pacientes retornaram de viagens à Europa, entre os dias 3 e 5 de março, com passagem por países como Itália, Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Israel, Egito e Grécia, apresentando febre, tosse e mialgia, entre outros sintomas. Quatro deles recorreram à rede de saúde particular e um recebeu atendimento médico domiciliar”, detalhou a secretaria, em nota.

Os novos pacientes são três homens, com idades de 27 anos, 42 anos e 70 anos, e duas mulheres, com 56 anos e 61 anos.

Governo da Itália decreta bloqueio do país para conter coronavírus

Ainda mais, o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, decretou no dia 9)/03 bloqueio da Itália como uma medida para conter a propagação do coronavírus (Covid-19), restringindo os deslocamentos no país. Conte disse a repórteres que as medidas adotadas apenas dois dias atrás em grande parte do norte não eram mais suficientes e que teriam que ser estendidas a todo o país a partir de hoje dia 10/03.

De acordo com a medida tomada por Conte, as pessoas devem ficar em casa, a menos que tenham razões importantes relacionadas ao trabalho, saúde ou outras necessidades especiais. O deslocamento para o trabalho ainda será permitido.

Assim, as escolas e universidades permanecerão fechadas até o dia 3 de abril.

A Itália é o país europeu com o maior número de infectados e de mortos pelo Covid-19. Dados divulgados no dia 09/03 mostraram um aumento de número de mortes pelo vírus de 97 para 463; e, um crescimento de 24% no total de casos, que chegou a 9.172. Desse total, 733 pessoas estavam em tratamento intensivo.

No dia 09/03, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a ameaça de uma pandemia de coronavírus se tornou real. Entretanto, afirmou também que seria a primeira pandemia que poderia ser controlada.

Foto: Agência Brasil

Enfim, veja também: 

Jovens empreendedores e ambientalistas – Prêmio ONU

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: