flim 2022

Relembrando a 7ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá

Compartilhe essa matéria:

FLIM 2022

A 7ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) contou com 13 dias de muitas atrações para os amantes da leitura no Centro Administrativo de Itaipuaçu, entre elas a participação de 80 editoras, eventos para crianças e adultos, oficinas, palestras, tenda sensorial, shows, cosplay, feira de livros, museu cultural, cinema, praça de alimentação, entre outras atividades.

A edição deste ano homenageou a escritora mineira Conceição Evaristo – romancista, poeta, contista, e há 10 anos moradora de Maricá, cujas obras abordam a vivência das mulheres negras e são repletas de reflexões acerca das profundas desigualdades raciais brasileiras. Misturando realidade e ficção, seus textos são valorosos retratos do cotidiano, instrumentos de denúncia das opressões raciais e de gênero, mas também se voltam para a recuperação da ancestralidade da negritude brasileira.

 

 

Outra ação marcante dentro da feira foi o lançamento do livro “Testemunho: Darcy Ribeiro por ele mesmo”, que além de comemorar o Dia do Professor, marca o centenário do educador Darcy Ribeiro. A publicação da editora Record traz todos os marcos da trajetória do etnólogo, antropólogo, romancista e político Darcy Ribeiro: a vida entre os indígenas, a produção intelectual, a criação da Universidade de Brasília, a militância política, o exílio, o retorno ao Brasil e a vida pública, a luta contra o câncer e seus grandes amores.

 

Ainda durante o evento ocorreram debates e rodas de conversa que reuniram escritores, professores, filósofos e chefs para um bate papo com o público. Entre os assuntos debatidos, estavam alimentação saudável, com a apresentadora Bela Gil; literatura negro afetiva, com os escritores Otávio Junior e Sônia Rosa; sustentabilidade emocional e relação com a internet, com a filósofa Viviane Mosé; acesso à literatura como direito humano, com as escritoras Ana Maria Machado, Renata Costa e Rita Rosa, entre outros.

 

Para fomentar o interesse pela leitura, nesta edição, estudantes da rede municipal de Maricá e também da rede estadual, incluindo o Instituto Federal Fluminense (IFF), receberam vouchers de R$ 150 para a compra de livros na feira. O público também contou com shows diários de cantores e bandas, muitos deles locais, com repertório variado, entre samba, gospel, sertanejo, forró e mpb; entre eles Ronaldo Valentim, Banda Biermen, Trio Espírito Santos, Rohan Victor, Allex Barcellar, Chega Mais Para Cristo, entre outras.

 

Cosplayer Gabriella Carvalho entrevista visitantes da Festa Literária de Maricá 2022 

 

FLIM 2023

A 8ª Festa Literária Internacional de Maricá vem aí!

O professor Márcio Jardim garante que vem muitas novidades boas pela frente, que visam expandir e democratizar a educação e a cultura. Além da presença de editoras tradicionais e alternativas, com títulos de vários gêneros – para agradar as mais variadas paixões literárias, tem palestras, oficinas temáticas, mostras pedagógicas e shows.

O evento irá acontecer entre os meses de setembro e outubro na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o caso Marielle Franco

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: