Carteira Nacional do Artesão

Recomeça a entrega da Carteira Nacional do Artesão

Compartilhe essa matéria:

Entrega da Carteira Nacional do Artesão

Antes de mais nada, a Secretaria de Estado de Turismo, através do Programa de Artesanato Estadual, retornou no dia 23/09, a entrega da Carteira Nacional do Artesão aos profissionais já cadastrados. Os artífices de Aperibé foram os primeiros a receber o documento, após a interrupção do trabalho causado pela pandemia do Coronavírus.

 

O evento aconteceu de forma virtual, pelo zoom, com retransmissão no YouTube da Setur-RJ. As carteiras foram enviadas, em PDF, pelo WhatsApp e e-mail dos aptos a recebê-la.

 

 

A secretária de estado de Turismo, Adriana Homem de Carvalho, destacou a importância do retorno da entrega do documento profissional dos artesãos.

 

 

– Sem dúvida, o artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e o sustento de muitas famílias e comunidades.  Por isso, é uma grande satisfação recomeçarmos a entrega das carteiras. Hoje nós somos o quarto estado da federação em número de cadastros de artesãos, e bem pertinho do terceiro lugar. Isso é fruto do trabalho constante da equipe do artesanato que continuou o serviço em home-office, tirando dúvidas e divulgando a nova forma de dar continuidade ao processo de cadastramento.

 

 

A cerimônia contou, também, com a presença do prefeito de Aperibé, Vandelar Dias da Silva, que recebeu, na sede municipal, quatro artesãos do município, representando a classe.

 

 

– Quero agradecer a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro por ter nos concedido esse grande privilégio de ouvir e atender aos nossos profissionais do artesanato e poder transformá-los, hoje, oficialmente, artesãos.  Para eles é muito importante a posse da carteira que pode ser usada em todo o território nacional.

 

Cadastramento on-line

 

Para fazer o cadastramento de forma on-line, é necessário realizar duas etapas; a saber, o pré-cadastro no site do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro, seguido pela curadoria técnica do Programa de Artesanato Estadual. Para entender todo o processo, o interessado deve acessar o Facebook do Artesanato em Movimento RJ.

 

Os próximos municípios, onde os artífices vão ter a oportunidade de receber a carteira, serão: Cambuci; Miracema, Santo Antônio de Pádua, Laje do Muriaé, São José de Ubá, Trajano de Moraes, Cantagalo, São Sebastião do Alto; e ainda,  Bom Jardim, Macuco, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Araruama e Valença.

 

 

Enfim, participaram, ainda, da cerimônia o Coordenador do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, Saulo Romay; o secretário municipal de Turismo e Lazer de Aperibé, Wilson Cleber Batista; o procurador de Aperibé, Alex Bittencourt; como também, o Diretor das Lojas Caçula, Roberto Santos.

 

Fonte e foto: Setur

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: