Quaquá visita e estuda parceria com zoológico de São Paulo

Compartilhe essa matéria:

Prefeito eleito conheceu projetos de preservação de animais ameaçados de extinção e se reuniu com executivos grupo que administra o zoo paulistano

Futuro prefeito de Maricá, Washington Quaquá esteve em São Paulo para uma visita ao Zoológico da capital paulista. O mandatário foi conhecer os projetos de preservação de espécies animais desenvolvidos pelo empreendimento paulistano. As iniciativas servirão de inspiração para o zoo maricaense, que será construído em uma grande área no loteamento Manu Manuela, nas proximidades da Restinga, em um dos locais bonitos da cidade. Quaquá esteve acompanhado do futuro Secretário de Turismo do município, José Alexandre, e de outros integrantes da equipe de transição. O grupo foi recebido por Cristiano Buerger Filho, CEO do Grupo Oceanic, holding que administra o zoológico, Cláudio Hermes Mass, Diretor Técnico e Rafael Silveira, Diretor Executivo da Reserva Parques, empresa do Oceanic gestora do empreendimento.

Quaquá visita e estuda parceria com zoológico de São Paulo

Quaquá ficou impressionado com o trabalho realizado pelos biólogos do zoológico na captação, tratamento e reintrodução de animais em risco de extinção na natureza.

“O trabalho deles é fantástico. Os técnicos receberam um casal de araras azuis, espécie seriamente ameaçada de extinção, que estava sendo contrabandeado para a Alemanha. Cuidaram deles e agora estão preparando para a reprodução. Depois que nascerem, eles e os filhotes serão soltos em seus habitas naturais. É esse trabalho que nós vamos fazer no complexo de preservação e visitação que pretendemos implantar em Maricá”, disse.

Além do zoológico, o Ecoparque de Maricá terá também o Parque das Aves, o Recanto dos Jacarés e o Aquário com peixes nativos e da Amazônia. O projeto prevê também a integração com os indígenas da Aldeia Mata Verde Bonita, da etnia Guarany Mbyá, instalada nas proximidades do empreendimento. A ideia é que os originários possam comercializar produtos típicos e artesanatos e com isso gerar renda para a comunidade. A população também será beneficiada, com a geração de empregos e postos de trabalho, especialmente para os alunos do Programa Passaporte Universitário.

“Nós iremos aproveitar a mão de obra qualificada dos estudantes do Passaporte Universitário formados em veterinário, biologia e outros cursos ligados ao meio-ambiente para trabalhar no Ecoparque. O plano é preservar animais ameaçados e atrair milhares de turistas aficionados por animais para a nossa cidade”, completou o futuro prefeito.

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: