Desfile de Fantasia Pet

Proteção Animal realiza primeiro desfile de Fantasia Pet em Maricá

Compartilhe essa matéria:

Desfile de Fantasia Pet

A Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria Especial de Proteção Animal, realiza neste sábado (08/10), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, às 13h, o primeiro Desfile de Fantasia Pet, que faz parte da primeira Semana de Proteção Animal. Os interessados podem inscrever seus cães nas seguintes categorias: fantasia mais criativa; animal mais charmoso; animal mais fashion; animal mais engraçado; animal mais exótico; o animal mais simpático com o título de Miss ou Mister Simpatia; e o idosinho mais charmoso. Além do desfile, a programação contará também com feira de adoção, das 13h às 15h, e uma Cãominhada às 16h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), encerrando a semana.

 

 

Os tutores de cães interessados em participar deverão preencher o formulário de inscrição no dia do evento. Os animais precisam estar presos em guias; sob o controle dos seus responsáveis; animais de raça e de grande porte deverão comparecer com o uso de focinheira; nenhum animal poderá comparecer ou permanecer nas dependências do desfile sem prévia inscrição e cada tutor é responsável pelo passeio e limpeza do seu animal.

Programação da Semana de Proteção Animal

No sábado (08/10), o Cine Henfil, no Centro, receberá a primeira parte do evento de encerramento da semana com diversas atividades que começam a partir das 8h, entre elas palestras sobre bem-estar animal, solenidade de formatura da primeira turma do projeto “SocializaCão” (de orientação a donos e convívio com outros animais), além da formalização e assinatura do contrato que irá permitir o aumento dos procedimentos de castração na cidade, como parte do programa de controle reprodutivo. Já no turno da tarde, a partir das 13h, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, recebe a campanha de adoção, o concurso de fantasia pet e Cãominhada.

Coordenadoria de Proteção Animal

Criada em 2017, a Cepa desenvolve diversas ações e políticas públicas que visam à proteção e o bem-estar dos animais, como o programa de controle reprodutivo e as campanhas de adoção e de conscientização sobre abandono, que acontecem mensalmente, em parceria com protetores, moradores e comerciantes. Com a iniciativa, 530 animais já foram retirados das ruas e adotados em um ano e meio. Desde 2019, já foram realizadas 5.500 castrações em toda a cidade. A partir de outubro, o número de vagas para este procedimento aumentará 800%, passando de 100 para 800 castrações por mês. A expectativa é que sejam castrados 9.600 animais por ano. Além disso, a Cepa está em processo de credenciamento de clínicas veterinárias para realização de outros procedimentos, com foco na assistência à saúde dos animais de rua.

 

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: