Programa Urbanista por um Dia

Programa Urbanista por um Dia chega ao loteamento Vivendas de Itaipuaçu

Compartilhe essa matéria:

Programa Urbanista por um Dia

Representantes da Prefeitura de Maricá realizaram na manhã de sábado (03/12) uma reunião com moradores do loteamento Vivendas de Itaipuaçu, para ouvir sugestões sobre o melhor uso de uma área pública na localidade, que receberá obras em 2023. O encontro fez parte do programa Urbanista por um Dia, desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo justamente para ouvir os maricaenses sobre possíveis melhorias em seus bairros.

 

Funcionários da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) – responsável pela execução da obra – também estiveram na reunião. Segundo o subsecretário de Urbanismo, Bruno Marins, a população pode e deve se organizar através das associações de moradores e solicitar uma reunião em suas regiões.

 

“Depois disso, o projeto final é apresentado aos moradores e entra no cronograma de obras da Somar”, explicou.

 

O presidente da associação de moradores do Vivendas, Marcos do Carmo, contou que a área de quase 5 mil metros quadrados na Rua Sempre Vivas já é utilizada como espaço de convivência, mas precisa de melhorias.

 

 

“É um sonho antigo ter um parque para as crianças, academia para exercícios e área para festas, por isso solicitamos a presença da secretaria aqui. O programa é ótimo porque dá voz aos moradores, que podem decidir o melhor uso da área”, festejou ele.

 

Coordenadora do Urbanista por um Dia, a arquiteta Ana Cláudia Garcia destacou que ouvir a população é fundamental para levar às localidades as melhorias que realmente fazem a diferença no cotidiano local.

 

“A população vivencia esse espaço diariamente, eles vão desfrutar deste lugar, por isso a importância de ouvir o que está no sonho deles para colocar neste espaço”, concluiu ela.

 

O programa Urbanista por um Dia foi iniciado em 2017 com alunos de escolas municipais, que realizam atividades em grupo para aprender sobre as profissões de arquiteto e urbanista, além de sugerir possíveis mudanças no entorno das unidades de ensino.

 

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: