Programa “Escritório Social Itinerante” completa um ano de atendimento
Iniciativa já realizou 248 atendimentos e atendeu 992 demandas entre encaminhamento profissional e psicossocial, retirada de documentos, orientação jurídica
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça, completou neste mês de junho um ano de atendimento do programa “Escritório Social Itinerante” com 248 atendimentos e 992 demandas atendidas. Para celebrar a data, o projeto promoveu uma ação no Condomínio Minha Casa Minha Vida (MCMV) de Inoã na terça-feira (06/06), ofertando suporte aos egressos do sistema prisional, além de atendimento aos moradores que necessitam de apoio na área da saúde, encaminhamento profissional e psicossocial. A ação ainda promoveu assistência na confecção de documentos de identidade, orientação jurídica, nutricional e psicológica.
A coordenadora do programa Escritório Social de Maricá, Eliane Ferraz, destacou a importância do escritório no município e lembrou o início e a ampliação do programa.
“Os serviços oferecidos pelo programa têm feito muita diferença na vida da população. Começamos atendendo somente aos egressos e seus familiares, porém recebemos muitas demandas para auxiliar na solução de problemas com documentação e muitos outros. O atendimento itinerante dá à população acesso aos programas e benefícios da prefeitura, inclusive por meio da informação a respeito de serviços que a rede pública oferece e muitos ainda desconhecem. Os condomínios MCMV de Itaipuaçu e Inoã, onde o projeto Itinerante começou, são ricos em depoimentos de pessoas que tiveram suas demandas sanadas pela equipe do projeto”, disse Ferraz.
O programa “Escritório Social Itinerante” é coordenado pela Secretaria de Políticas Inclusivas, por meio das equipes do Escritório Social, do Núcleo de Orientação Jurídica e do Psicovida.
Sobre a Secretaria de Políticas Inclusivas
A Secretaria de Políticas Inclusivas tem o objetivo de viabilizar a oferta de oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todas as pessoas e proporcionar inclusão social. Para isso, realiza uma série de ações e projetos voltados para pessoas que, de alguma forma, sofrem algum tipo de exclusão, como pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIA+, egressos do sistema prisional e seus familiares, pessoas que necessitam de apoio psicológico e pessoas em vulnerabilidade social.
A pasta possui três equipamentos e sete núcleos de trabalhos específicos, são eles: Psicovida, Escritório Social, Centro de Referências em Políticas Inclusivas (CRPI), Núcleo de Orientação Jurídica, Núcleo de Acolhimento, Núcleo de Segurança Alimentar, Núcleo de Assuntos Urgentes e Divulgação de Trabalhos Externos, Núcleo de Busca Ativa e Cuidados com a População de Rua, Núcleo de Articulações com as Minorias e Núcleo de Captação de Vagas de Empregos e Diálogos com o Empresariado.
A sede da Secretaria de Políticas Inclusivas fica na Rua Antônio Vieira Sobrinho, nº 333, Parque Eldorado, Maricá/RJ. Mais informações pelo telefone (21) 97116-9511 ou pelo e-mail politicasinclusivas@marica.rj.gov.br.
Foto: Divulgação