Professor maricaense, Vilson Ferreira, lança livro onde reflete sobre a escola
Vilson Ferreira
Antes de mais nada, o professor Vilson Ferreira, espelhando seu sonho de transformar o mundo, ainda na década de 1990, e toda a experiência captada em sua vivência como professor de Língua Portuguesa em escolas públicas municipais e estaduais, apresenta, em sua obra de estreia, todo seu amor pelo ensino, onde narra algumas de suas vivências mais marcantes em seus mais de 20 anos de magistério.
Na obra, o autor busca refletir sobre a escola de um modo geral, e também sobre a educação para além dos seus muros. Além disso, Vilson descortina matizes de contrastes vibrantes, personalidades, impressões e muitas questões conflitantes, desconcertantes e arrebatadoras! Tudo isso encaixado em uma escrita analítica e pontual.
(…)ao invadir as cercas que protegem alguns saberes e segregam outros, os sujeitos e suas experiências contestam o estabelecido e abrem caminho para se pensar o que ainda não fomos capazes de compreender, de ver com outros olhos o que nos acostumamos a reconhecer como o mesmo e, quem sabe, aprender o que ainda não sabemos. (pág. 82)
A escola aqui é anunciada como um lugar de muitas possibilidades: do ensinar, do aprender, do aprender ao ensinar e do ensinar enquanto se aprende. Enfim, em tempos de críticas contundentes contra escola por parte de quem nada entende de educação, já é hora de afirmá-la como um lugar do possível que pode ser viabilizado, apesar das críticas e das contradições políticas e humanas.
Foto: Divulgação