Prefeitura realiza primeira edição de 2024 do projeto “Marola Certa”
São realizadas oficinas sobre prevenção a afogamentos, salvamento na água, natação e sinalização das praias
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, promoveu neste domingo (03/03) a primeira edição de 2024 do Marola Certa, projeto de prevenção a afogamentos nas praias da cidade. A iniciativa, que reuniu 100 inscritos com idades entre 6 e 17 anos, aconteceu na praia de Itaipuaçu, na altura da Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Av. 1).
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt, destacou que o projeto será intensificado neste ano.
“A gente aumentou as atividades nesta edição do Marola, chamando a atenção dos banhistas que devem respeitar as sinalizações com bandeiras e as orientações dos guarda-vidas. Vamos intensificar as ações neste ano e o projeto passa a acontecer uma vez ao mês com mais atividades educacionais para a criançada nas praias”, afirmou.
Os alunos participaram de oficinas sobre prevenção a afogamentos, suporte básico de vida, salvamento na água e leitura correta das bandeiras de sinalização das praias, além de noções básicas sobre oceanografia, formação das ondas, natação, prevenção de incêndios e limpeza das praias.
Moradora de Jacaroá, Diane Jéssica dos Santos, inscreveu os filhos João Gabriel dos Santos (12 anos) e Luiz Davi dos Santos (14 anos) para participarem do projeto.
“Eles adoram surf e amam estar na praia. Essa iniciativa me ajuda a ter mais segurança e saber que eles estão mais preparados para entrarem no mar. É maravilhoso e importante termos esses treinamentos”, disse Diane.
Clarice Oliveira, de 10 anos, gosta de participar de iniciativas como o Marola Certa para aprender sobre o mar e saber onde pode tomar banho com segurança.
“Sempre participo. Eu adoro a praia e poder ter mais dicas é muito bom”, comentou