Secretaria de Saúde reúne mil moradores nas ações do Dia Mundial da Saúde Bucal

Compartilhe essa matéria:

Atividades aconteceram em 24 unidades de saúde, com orientações profissionais, entrega de kits de higiene oral e diálogos sobre o tema

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na segunda-feira (20/03), uma série de ações nos quatro distritos da cidade para marcar o Dia Mundial da Saúde Bucal, contando com a participação de aproximadamente mil usuários dos serviços. As dinâmicas ocorreram em 24 unidades de saúde e foram uma iniciativa da subsecretaria de Políticas Odontológicas, com orientações profissionais sobre cuidados essenciais relacionados à higiene oral, entrega de kits de escovação, aplicação de flúor, rodas de conversa, além de atividades lúdicas.

 

Suany Marins, subsecretária de Políticas Odontológicas, destacou o sucesso das ações desenvolvidas por todas as equipes de saúde bucal do município, contribuindo para a prevenção de doenças e conscientização da população.

 

“A prevenção de doenças bucais tem se apresentado como uma forma mais eficaz de promover a saúde nessa área. Estamos realizando muitas atividades educativas e preventivas junto às equipes do município, mostrando à população que a saúde bucal exerce um papel fundamental na nossa vida, seja em aspectos funcionais, como fala, mastigação e alimentação, ou a questões sociais e psicológicas, como aparência e autoestima. A má higienização da cavidade oral pode causar doenças como o câncer de boca, por isso estamos enfatizando a promoção de saúde, promovendo dinâmicas para enfatizar a importância dos cuidados”, afirmou.

 

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Rita, em Itaipuaçu, a população presente aprovou a programação voltada ao Dia Mundial da Saúde Bucal. Vanessa da Silva, de 23 anos, garantiu que a ação desenvolvida fez a diferença, apresentando informações sobre higiene oral.

 

“É muito importante ter essa ação na USF em que sou atendida, conscientizando a população e prevenindo doenças bucais. O tratamento, desde o início, muda a vida das pessoas”, afirmou.

 

Shirley Garcia, de 40 anos, ressaltou o papel da roda de conversa e dos kits recebidos para melhorar os cuidados com a saúde bucal.

 

“Foi muito bom receber várias orientações sobre saúde bucal, aprendendo mais sobre o câncer de boca com o dentista. Ganhei kits odontológicos bastante úteis e gostei de todas as informações recebidas”, acrescentou.

 

 

Serviços de saúde bucal em toda a cidade

 

Maricá conta com uma rede extensa de cuidados com a saúde bucal, com previsão de ampliação dos serviços nessa área. Atualmente, as seguintes Unidades de Saúde da Família (USF) contam com equipe odontológica: Bairro da Amizade, Bambuí, Barra, Carlos Alberto Soares de Freitas, Central, Espraiado, Guaratiba, Inoã 1, Inoã 2, Jardim Atlântico, Marinelândia (Cordeirinho), Mumbuca, Ponta Grossa, Ponta Negra, Retiro, Santa Paula, São José 1, São José 2, Santa Rita, Ubatiba e Elenir Umbelino de Mello (Flamengo). Além disso, também há serviços de saúde bucal no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro Boqueirão, e na UPA de Inoã.

 

 

Foto: Brener Silva

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: