Prefeitura de Maricá entrega 60 computadores para escolas públicas e anuncia 1.000 vagas para cursos gratuitos
Equipamentos foram recondicionados pela Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade, projeto do ICTIM
A Prefeitura de Maricá entregou nesta segunda-feira (22/05) 60 computadores recondicionados para escolas públicas da cidade. Os equipamentos foram recuperados pela Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade, projeto do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). O presidente do ICTIM, Carlos Senna, também anunciou a oferta de 1.000 vagas do segundo ciclo dos cursos gratuitos de astronomia, astronáutica e robótica. As inscrições terão início no segundo semestre.
Os computadores recondicionados foram destinados às escolas estaduais Caio Francisco Figueiredo (cinco equipamentos), Domício da Gama (cinco), Dr. João Gomes de Mattos (cinco), Elisiário Matta (dez), Euclydes Paulo da Silva (cinco), Francisco José do Nascimento (cinco), CIEP 259 Professora Maria do Amparo Rangel de Souza (cinco), CIEP 391 Professor Robson Medonça Lôu (cinco), Professora Cacilda Silva (cinco) e Darcy Ribeiro (dez). A Incubadora faz o recolhimento de lixo eletrônico para ser reaproveitado em computadores e já recolheu mais sete toneladas desse material.
O presidente do ICTIM destacou que a Incubadora de Sustentabilidade Robótica levou, das mais variadas formas, a mensagem de reuso, reciclagem e recuperação dos materiais.
“Tudo isso se conecta à proposta de dar a destinação correta dos materiais. Trabalhamos para transformar Maricá numa cidade sustentável, com ações efetivas pela preservação da natureza”, disse Senna. Segundo ele, a entrega dos 60 computadores a rede estadual está vinculada ao recolhimento do lixo eletrônico que é feito na cidade. “A ideia é ajudar no fortalecimento da educação do ensino médio, que é de responsabilidade do estado”, acrescentou.
No evento foi feita a entrega simbólica de um computador para Cláudia Cosendey, diretora da Escola Estadual João Gomes de Matos. A cerimônia também contou com o coordenador geral da Diretoria Regional das Baixadas Litorâneas 2, Jorge Paes, representando a Secretaria Estadual de Educação; além do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda; de secretários municipais, vereadores e da diretoria do ICTIM.
Mil vagas em cursos gratuitos
Durante o evento realizado na sede da Incubadora, no Centro, Senna também falou sobre as mil vagas que serão oferecidas no segundo semestre em cursos gratuitos nas áreas de robótica, astronomia e astronáutica – no primeiro ciclo, realizado entre janeiro e abril, foram formados 561 moradores da cidade.
Ao todo, são oferecidos nove cursos: informática básica, educação financeira, gestão de pessoas, gestão de projetos, noções de marketing, robótica e automação, astronomia e astronáutica básicas, preparatório em informática, montagem e manutenção de computadores. A iniciativa é do ICTIM em parceria com o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC) e a Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade.
Peças de computadores utilizadas em cursos
Vale ressaltar que a sobra que não se adequa à montagem de máquinas tem bom uso também no próprio dia a dia dos cursos, como é o caso da qualificação em Montagem e Manutenção.
“Usamos esse lixo eletrônico para ensinar aos alunos, trabalhando inclusive o conceito de economia circular, que explica desde a extração da matéria-prima até o final do ciclo de vida. A ideia é minimizar ao máximo o descarte de recursos”, afirmou a coordenadora pedagógica da Incubadora, Aline Leal.
O projeto conta, ainda, com um caminhão de coleta de lixo eletrônico, que pode ser chamado pelo telefone (21) 2182-3938 / 3917-2020. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Outra iniciativa são as 70 caixas coletoras de lixo eletrônico que foram distribuídas por Maricá, priorizando escolas municipais.
Foto: Clarildo Menezes