Prefeitura de Maricá entrega 20 casas a pessoas que moravam em áreas de risco
Residências fazem parte do Programa Habitar Reassentamentos
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, falou sobre o significado da entrega das casas.
“Nós sabemos o que significam essas casas na vida das pessoas. Há um sentimento de renovo, de esperança. O que está acontecendo aqui hoje, e também em Itaipuaçu, já aconteceu em Ubatiba, no Pindobal e no Recanto do Alecrim. É um conjunto de reassentamentos que tem transformado a realidade das áreas de risco, em áreas seguras”, disse o prefeito.
“Eu queria anunciar que todos vocês que estão vindo de áreas afetadas por mudanças climáticas vão receber um auxílio de 5 mil reais, para comprar móveis, geladeiras, fogões e, assim, possam morar na casa nova com um mobiliário novo”, anunciou Fabiano Horta.
“Estamos escrevendo a história de um trabalho preventivo. Identificando cada pessoa que está em área de risco e oferecendo uma moradia digna. Vocês não estão entrando em qualquer casa, mas numa casa digna, com quarto, banheiro, varanda, cozinha e área de serviço. São moradias com dignidade”, destacou o secretário.
“Este ano vamos entregar outras casas no intuito de realizar uma política habitacional de um modo bastante sério, sensível, que construa uma cidade, de fato, justa para todos nós. A habitação social é fundamental para uma cidade que pensa valores democráticos e de justiça”, sentenciou Maia.
Moradores comemoram a casa nova
“Eu estou feliz demais. A minha casa da Mumbuca foi demolida. Ficamos cinco meses no aluguel social. Agora, minha casa é na Amendoeira. Eu amei”.
“Gostaria de agradecer ao prefeito Fabiano Horta e todos os envolvidos da secretaria de Habitação por estarem sendo responsáveis por tirar a gente da área de risco em que vivíamos. Estamos sendo contemplados com esses imóveis em uma área segura e trazendo uma melhor qualidade de vida”, festejou.
“Muitas vezes a nossa casa enchia de água, meu genro me acordava falando que o rio levaria nossa casa. A gente subia em cima da mesa, amarrava em uma corda, deixava pendurado para a água não carregar. Isso acabou. Estou muito feliz em receber o novo imóvel”, disse emocionada.
Programa Habitar
Entre os objetivos fundamentais de um reassentamento é o trabalho com base na prevenção e minimização de riscos de mortes provenientes das alterações climáticas, de todas as intempéries que têm assolado a cidade nos últimos anos, ou seja, ele prevê a retirada das pessoas de lugares muito precários e sua recolocação em habitações que têm conforto, uma estética boa, segurança e um suporte social.
Estiveram presentes na solenidade a secretária de Administração, Maria José de Andrade; o secretário de Assistência Social, Thiago Ribeiro; o secretário e a subsecretária de Comunicação, Eduardo Bahia e Amanda Pereira, o secretário de Iluminação, Adelso Pereira e o secretário de Assuntos Religiosos, Jessé Miranda Paz.
Também participaram da cerimônia os vereadores Frank Costa, Jorge Luiz Castor; Paulo César de Moraes (Teco Paulista).