Praça Zarife e sua obra de arte e resgate de memória
Itaipuaçu recebe a Praça Zarife com memórias das brincadeiras infantis
Itaipuaçu, quarto distrito de Maricá, ficou mais bonito e colorido com a Praça Zarife. No centro da praça, um lindo e significativo barco-jardineira, obra de arte preparada durante 45 dias pela artista plástica, Priscilla Fontes, de Itaipuaçu. Uma verdadeira preciosidade para a praça pública.
A nova área tem o objetivo de proporcionar bem estar e oferecer espaços atrativos para a população.
De acordo com a artista, o conceito central do trabalho artístico é resgatar as memórias das brincadeiras de criança. Desse modo, com dobraduras, recorte em papel pintadas formando filigranas aplicadas em processo de decapagem; e, posteriormente resinadas para resistir ao tempo e às intempéries.
” Nas memórias das brincadeiras de criança residem as nossas melhores lembranças de alegria e felicidade; possibilitando, assim, que no espaço urbano, na praça pública, as pessoas possam estabelecer contato com as suas próprias memórias de alegria, inocência, pureza e felicidade. A idéia desse trabalho é oportunizar o contato com as memórias das brincadeiras de criança; e, assim, estabelecer o contato de cada ser com a sua própria essência através das lembranças das simples brincadeiras como recortar, colorir e colar comum à todas as pessoas. “Destaca a artista.
Praça Zarife e sua homenagem
Zarife, descendente de libaneses, foi moradora de Itaipuaçu. De acordo com a artista, homenagear Zarife é homenagear toda a sua ancestralidade libanesa e também um agradecimento à toda contribuição que esta comunidade proporcionou à nossa cultura.
Moradores estão encantados com a beleza da praça que seguramente atrairá muita atenção no município.
A arte e a artista Priscilla Fontes
Formada pela Escola de Belas Artes (EBA), bacharelado em pintura, 1992, Priscilla acumula prêmios nacionais e internacionais.
Sempre presente e participativa nos principais eventos culturais dos distritos de Maricá; além disso, ela também integra diversos coletivos de Cultura; a saber:
- GAM,
- Instituto Grão,
- Fórum Cultural Maricá,
- Colmeia,
- Vale do Sol e da Lua,
- Feira Mix,
- Pomar da Gratidão,
- Quintal da Sell,
- e outros.
Veja mais no Instagram da artista.