Pousadas de Maricá – Reestruturação
Pousadas de Maricá se reestruturam para receber mais hóspedes. A demanda por hospedagens em Maricá cresceu muito nos últimos anos por conta dos investimentos realizados pelo poder público e o desenvolvimento do município. Além disso, dados de dezembro de 2019 do Maricá Convention & Visitors Bureau, mostram que as reservas para as festas de fim de ano já passam de 80% da capacidade total de quartos ofertados no município.
Através do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável – Maricá 2030, a prefeitura iniciou uma estruturação da oferta turística, de atrativos e dos equipamentos.
Desse modo, no meio desse processo de nova padronização, três pousadas do município, Pousada Di Paola (Ponta Negra), Solaris (Boqueirão) e Ponta Negra (RJ-106) já estão se preparando para avanços na gestão, modernização, melhorias no receptivo e reestruturação das acomodações através da parceria com a startup indiana OYO, especialista em hotéis.
Segundo José Alexandre Almeida, secretário de Turismo:
“Para a cidade é importante que tenhamos novas pousadas padronizadas e de qualidade. Isso vai ao encontro de todo trabalho que estamos fazendo em Maricá. Desde 2017, mostramos aos empresários a importância de modernização e estruturação de seus estabelecimentos. Temos um calendário gerador de fluxo turístico e também um crescimento na demanda do turismo corporativo que necessitam de mais quartos disponíveis e de qualidade.”
Pousadas de Maricá
A empresa inclui os hotéis em sua base de dados Booking. Além disso, envia funcionários ao local para adaptar as instalações a um padrão mínimo de qualidade. As exigências vão desde o acesso à internet e a oferta de banho quente; até a qualidade das roupas de cama e do café da manhã. Depois de dar a nova roupagem, os hotéis passam a fazer parte da rede, adotando a marca OYO.
A importância de estruturar os estabelecimentos foi um dos temas abordados pelo Seminário Hospedar Maricá; que faz parte do plano de qualificação e capacitação de gestores ligados ao setor do Maricá 2030.
Portanto, foi realizado um levantamento de dados da oferta e estabelecimentos. Além disso, também foi oferecido orientação sobre novas formas de comercialização online dos meios de hospedagem e estruturação dos quartos.
Paulo Santos, presidente do Maricá Convention & Visitors Bureau, afirmou:
“Todo turista quando vai procurar um local para visitar começa pela hospedagem. Por isso, ter na cidade bons equipamentos para receber com qualidade é importante. O Maricá C&VB auxilia nesse papel de qualificação e orientação dos empreendedores com o objetivo de melhorar o receptivo da cidade.”
Sendo assim, o Projeto Hospedar, em parceria com a Secretaria de Trabalho e o Senai, formou centenas de pessoas. Por certo, formação em cursos de qualificação de Gestão de Pousadas, Recepcionista de Meios de Hospedagem e Comportamento Hospitaleiro.
Enfim, veja também:
>>Aplicativo ANP no Posto informa preço e qualidade