Polo do Maricá das Artes em Itaipuaçu recebe Sarau Cultural

Compartilhe essa matéria:

Iniciativa teve como tema “Da caatinga a Cannes”

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu nesta quarta-feira (19/06) o tradicional sarau literário com o tema “Da caatinga a Cannes” no polo do Maricá das Artes de Itaipuaçu. A iniciativa contou com leituras, apresentação de dança, música, mostra fotográfica, roda de conversa,intervenção poética, apresentação dos alunos de percussão entre outras atividades.

O projeto  sempre aborda tema relevante para a cultura da cidade.

“Aqui é um momento bem rico e único para podermos estar juntos e realizar uma troca de experiencias e saberes”, comentou Mônica Bastos, gerente geral do Maricá das Artes.

O sarau literário tem como objetivo valorizar a literatura e cultura, incentivando a leitura, escrita e todas as expressões artísticas. Ele promove o desenvolvimento pessoal, fortalece comunidades, facilita a troca de experiências, revela novos talentos e estimula o pensamento crítico. Assim, é um espaço importante para aprendizado, expressão e conexão social.

Para o poeta e fotógrafo Anselmo Mourão, a iniciativa é fundamental para agregar e trocar conhecimentos.

“É bastante importante, em especial para mim, porque pude mostrar meu trabalho como poeta, algo que faço há mais de 37 anos, inclusive estou para lançar um livro agora no final do ano. Participei com o tema nordestino que é super importante, a história do nordestino, a dificuldade de mais ou menos uns 50 anos para cá, a falta d’água, a dificuldade de trabalho, as pessoas que moram na região nordeste tiveram que migrar para a região sul e sudeste para tentar um emprego, para tentar uma vida melhor. O sarau é uma oportunidade única que a Secretaria de Cultura está dando para mostrar não só  a poesia, mas as diferentes formas de expressão”, falou.

Polo do Centro recebe Sarau dia 28/06

O próximo contemplado será o polo do Centro, que abordará o tema “Sarau da cultura popular”, o cronograma será com foco nas tradições populares, como o forró, o samba, o cordel e o bumba meu boi, por meio de dinâmicas literárias, músicas e palestras. A inciativa será realizada no dia 28/06, a partir das 16h30, aberto ao público geral.

 
Foto: Anselmo Mourão

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: