Pescadores de Maricá participam de oficinas gratuitas de reaproveitamento de pescado
Trabalhadores vão aprender receitas com foco no aumento da renda e no combate ao desperdício
Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, o Instituto Onda Azul realiza nos dias 11 e 18 de março oficinas gratuitas de reaproveitamento, comercialização e beneficiamento do pescado. Ao todo, 35 pescadores artesanais estão inscritos e receberão capacitação para evitar desperdício e sobre como transformar o peixe em receitas como forma de aumentar a renda.
As oficinas acontecem aos sábados, das 9h às 16h, com aula teórica no auditório do Banco Mumbuca, no Centro (11/03), e atividade prática na sede da secretaria, em Ubatiba (18/03). Estarão presentes o doutor em biologia, David Barreto de Aguiar, que vai ensinar sobre qualidade e higienização do pescado; além de Janeci Carmem Rodrigues, mestra sabedora, será a orientadora das receitas.
O secretário Julio Carolino disse que todo suporte ao projeto, como disponibilização de espaço, transporte e alimentação, será feito para atender aos pescadores artesanais. “Estamos muito felizes com essa parceria com o “Onda Azul”. Será um grande passo para esses trabalhadores que irão aprender a reaproveitar o pescado e evitar o desperdício da carne. Os pescadores de Maricá merecem!”, destacou o secretário Julio Carolino.
A iniciativa, realizada por meio do Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL), também beneficiou pescadores de Saquarema e vai acontecer em Cabo Frio (dias 04 e 05/03) e São Pedro da Aldeia (16 e 17/03).
Foto: Clarildo Menezes