Pescadores artesanais de Maricá participam de oficina de beneficiamento de pescado

Compartilhe essa matéria:

Ao todo, 35 pessoas aprenderam técnicas para evitar o desperdício, além de receitas que podem ser utilizadas para aumentar a renda

Com apoio da Prefeitura de Maricá, o Instituto Onda Azul realizou neste sábado (18/03) uma oficina de reaproveitamento, comercialização e beneficiamento do pescado, que reuniu 35 pescadores artesanais. As aulas aconteceram na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, em Ubatiba, e teve o objetivo de ensinar técnicas para evitar o desperdício e transformar o peixe em deliciosas receitas como forma de aumentar a renda.

 

“O objetivo da Secretaria de Agricultura é cada vez mais capacitar e dar condições para que nossos pescadores estejam aptos para desenvolver sua atividade. Entregamos certificados e tivemos muitas trocas. Agradeço ao Instituto Onda Azul, aos pescadores que participaram e convido os interessados a entrarem em contato com nosso setor da Pesca para organizarmos as próximas atividades”, comentou a secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca, Mariana Príncipe.

 

As oficinas aconteceram em dois momentos, o primeiro com aula teórica, no sábado (11/03), no auditório do Banco Mumbuca, no Parque Eldorado, e atividade prática na sede da secretaria, em Ubatiba. Os alunos aprenderam técnicas para aproveitar e reaproveitar a carne dos peixes com objetivo de evitar o desperdício. E também receberam capacitação sobre qualidade e higienização do pescado. Em seguida, aprenderam diversas receitas para transformar o pescado em fonte de renda para a população.

 

A iniciativa, realizada por meio do Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL), também foi levada para os municípios de Saquarema, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.

 

Foto: Ângelo Bernardelli

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: