O papel da igreja na prevenção à violência

O papel da Igreja na prevenção à violência

Compartilhe essa matéria:

O papel da Igreja na prevenção à violência

O papel da Igreja na prevenção à  violência  tem sido de suma importância em nosso cotidiano.

A cada dia vive-se um número maior de infrações penais, ao ponto de se pensar seriamente se ainda existe solução  para esse problema.

Sabe-se que o combate à infração penal encontra-se no centro dos debates da nossa sociedade, haja vista os elevados índices de criminalidade em todas as regiões do Brasil. Por sua vez, em Maricá, a situação é também preocupante.

 

Afinal de contas qual é a origem do comportamento delitivo? Por que na mesma comunidade, algumas pessoas resolvem romper as normas enquanto outras as obedecem?A preocupação com a origem do comportamento criminoso não é coisa recente na história da humanidade, há muito tempo o tema intriga vários pesquisadores.

 

Entretanto, inúmeras respostas  surgem diante das indagações acima, algumas inclusive sobre o papel da Igreja na prevenção à violência e o combate das infrações penais.

 

No entanto, este artigo, por sua vez, aborda o problema em questão, analisando uma possível correlação lógica entre o trabalho pastoral  da  igreja no combate à criminalidade.

 

Como dito, as  atividades  religiosas possuem significativa influência na Esfera Pública no que tange à prevenção de comportamentos delitivos.

 

Contudo a matéria em si, objetiva em apenas lançar luzes para uma caminhada mais profunda e segura sobre o papel da Igreja na esfera pública, sobretudo, na perspectiva do combate às infrações penais.

 

O caráter moral da Igreja na prevenção à violência

 

Portanto, acredito que o caráter moral da Igreja,  seja uma poderosa “ferramenta” de prevenção à violência, o que ideologicamente já demonstra a sua real importância.

 

A grande questão é como construir o consenso da importância da Igreja na prevenção à violência? Como instaurar um caráter moral mínimo fundamentado nos ensinamentos bíblicos? A resposta passa inevitavelmente pela Igreja.

 

 

 

https://www.facebook.com/1393698060758497/posts/3242568109204807/?vh=e&extid=0&d=n

 

Enfim, esse consenso deve observar: no direito à vida, no respeito inviolável aos inocentes, na proteção do patrimônio licitamente adquirido, no tratamento justo dispensado ao detido e na integridade física e psíquica de cada ser humano.

 

Em uma conversa muito agradável com o Pastor Silvio Junior, da Igreja de Nova Vida em Maricá, o mesmo falou sobre sua experiência.

 

Quando foi líder do ministério de jovens e adolescentes da igreja por mais de dez anos, Pastor Sílvio Jr consolidou um trabalho abençoado na cidade com esse público.

Tudo começou na praça Orlando de Barros Pimentel, muito preventivo em relação à violência e na formação do caráter.

Encorajá-los e incentivá-los ao que Deus de fato os chamou pra ser, essa é a missão da Igreja

Segundo o Pastor Sílvio Júnior, é isso que a igreja acredita, na formação do indivíduo como um todo, no seu espírito, na sua alma e no seu corpo.

Ele também falou que à igreja tem a capacidade de como instituição e organização, sendo povo de Deus nessa terra, tornar isso uma realidade.

 

As lideranças têm vivido isso ativamente nas ruas, com grupos ou através de um trabalho de educação, formação e ensino dos valores e princípios cristãos.

No entanto, sobre o caráter moral, há um trabalho de capacitação, que compartilha esses valores com todos que chegam.

A medida que a pessoa vai entrando, se aprofundando na igreja local, vão se envolvendo e realizando os cursos oferecidos.

 

Certamente que, das várias coisas faladas pelo Pastor Sílvio Júnior, ressalta-se o empenho da Igreja em ajudar no resgate de pessoas que se desviaram de alguma forma.

Trabalho esse realizado por membros da igreja que já passaram por isso e hoje tem por objetivo tirar as pessoas dessa situação.

Em minha próxima matéria,  falarei sobre à aproximação da Igreja com a segurança pública e como é essa colaboração.

 

O Senhor redime a vida dos seus servos; ninguém que nele se refugia será condenado. Salmos 34:22

 

Enfim, clique aqui e converse comigo Minuto da Segurança Maricá

 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: