Operação Tapa-Buracos faz 20 intervenções por semana em Maricá
Operação Tapa-Buracos
Além das ações de pavimentação por toda Maricá, a Prefeitura mantém um programa permanente de manutenção de vias. Equipes da chamada Operação Tapa-Buracos percorrem diariamente todas as regiões, realizando reparos inclusive em vias que estão sob controle estadual. É um trabalho incessante e muito detalhado.
De acordo com Fillipe Herdy, da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), que coordena as ações na operação, as equipes são enviadas para as ruas a partir da análise das demandas que chegam através de informações de moradores.
Segundo ele, duas equipes atuam na aplicação de massa asfáltica nos pontos apontados. No total, participam 24 trabalhadores realizando uma média de 15 a 20 intervenções semanalmente, utilizando entre 15 e 20 toneladas de massa por dia, um total de aproximadamente 100 toneladas por semana.
“Após um período de chuva mais forte, designamos uma terceira equipe para reforçar esse efetivo, pois é neste momento que surgem mais problemas no piso das vias. Em Maricá, o fluxo de veículos vem aumentando nos últimos anos com o aumento também da população e de visitantes. Isso faz com que haja maior movimento e, com isso, podem surgir mais problemas na rua”, observa. “Quando algum serviço de pavimentação é feito, sempre recebemos também demandas por ações de tapa-buraco enviadas por pessoas que estão próximas desses pontos”, acrescenta.
Ainda segundo ele, os locais com maior demanda para tapa-buracos são a região de Itaipuaçu e os 32 quilômetros da rodovia RJ-106 que cortam o município, onde a administração municipal começou a atuar em 2017 com autorização do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-RJ), responsável pela gestão da estrada.
Nesta quarta-feira (06/01) a operação tapa-buracos atuou em dois pontos extremos da cidade. As ações ocorreram em trechos da Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34), em Itaipuaçu, e também da Rua Capitão José Caetano de Oliveira, em Ponta Negra, onde foram corrigidas irregularidades no piso de ambas as vias. Houve ainda uma troca de solo para reforço na base do piso da Avenida Antônio Callado, em Bambuí.
As informações e pedidos de reparo podem ser feitos pelas redes sociais da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), como Facebook e Instagram, e também através dos telefones 2637-1581 e 3731-4912.
Foto: Divulgação/Somar