Debora Diniz, defensora dos direitos humanos, sofre ameças
ONU repudia ameaças à defensora dos direitos humanos Debora Diniz
Debora Diniz, pesquisadora e professora da Universidade de Brasília (UnB), vem sofrendo com manifestações de ódio e ameaças. Com isso, o Sistema das Nações Unidas no Brasil expressa a sua preocupação e repudia tais manifestações.
Debora Diniz, ativista há muitos anos, luta pela saúde pública e universal. Seu trabalho e lutas pelas questões relacionadas à saúde e direitos sexuais e reprodutivos das mulheres é reconhecido internacionalmente.
Nos últimos meses, Debora Diniz vem recebendo por telefone, cartas e redes sociais, ataques e ameaças de morte. Segundo ela, seus posicionamentos sobre a descriminalização do aborto no Brasil é o real motivo para essas ameaças. Ela também relatou que vem sofrendo com insultos machistas e misóginos por causa de seus posicionamentos.
Portanto, em junho, fez a denúncia às autoridades e meios de comunicação sobre esses ataques que vem sofrendo.
De acordo com a ONU no Brasil são inaceitáveis os ataques e ameaças feitas à professora. Além disso, esses ataques ocorrem em um contexto de crescente número de assassinatos de defensoras e defensores de direitos humanos no Brasil.
Nesse ano, comemoramos não só os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos como também os 20 anos da Declaração sobre os defensores dos direitos humanos. Assim sendo, o Sistema das Nações Unidas no Brasil vem evidenciar seu compromisso em apoiar o Estado brasileiro. Tendo em vista, fortalecer o Programa Nacional de Proteção a Defensoras e Defensores de Direitos Humanos. Além de solicitar às autoridades que sejam tomadas as medidas necessárias para proteger e manter a integridade de Debora Diniz, punindo os seus agressores.
No entanto, Debora Diniz que residia em Brasília mudou-se provisoriamente até a situação se acalmar. Após a denúncia feita na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), ela vem recebendo medidas protetivas do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos do governo federal.
Veja também
===> https://m1newstv.com/crise-global-da-economia-de-cuidado/
#m1 #m1news #m1newstv #