Novo Espaço Solidário coloca economia popular em destaque

Compartilhe essa matéria:

No coração da cidade, novo local irá apoiar o desenvolvimento de empreendimentos solidários

A Prefeitura de Maricá inaugurou, nesta sexta-feira (11/10), o Espaço Solidário, que vai abrigar e apoiar o desenvolvimento de empreendimentos solidários. O local, que fica na Rua Barão de Inoã (ao lado da Praça de Alimentação), recebe 30 expositores e é resultado da ação de diversas secretarias – Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar); Banco Mumbuca; Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e Secretarias de Economia Solidária; Promoção e Projetos Especiais; e Cultura.

No Espaço Solidário, serão abrigados empreendimentos a partir dos eixos de fomento ao cooperativismo, formações, oficinas, rodas de conversa, palestras, exposições, artesanato, cultura, gastronomia e comercialização em rede. O local reúne seis coletivos que atualmente compõem o núcleo de articulação de feiras de Maricá, ArteMar: Feira Maricá Mostra Cultura; Feira Livre Solidária (Felis); Feira da Colmeia; Feira Natureza, Arte e Cultura; Feirarte; e Feira da Agricultura Familiar.

O presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Cláudio Gimenez, ressaltou a efetividade de políticas públicas que vem sendo adotadas pela gestão. “O ICTIM tem colaborado em alguns projetos com outras pastas do governo e essas parcerias têm uma questão que consideramos fundamental: o que caracteriza um projeto exitoso, para a gente, é que ele tem que chegar na ponta, chegar na população”, acredita.

A subsecretária de Promoção e Projetos Especiais, Julia Brito, elogiou o espaço e o engajamento dos expositores.

“Quando recebemos a proposta de parceria para esse projeto, achamos algo de outro mundo. O nosso objetivo com o ArteMar é conseguir unir todos os coletivos em um único espaço aberto a todos eles. Está maravilhoso”, elogiou.

A proposta do local é ter, ainda, eventos periódicos para atrair público para o local – facilitando, assim, as vendas dos expositores.

“A ideia é, toda sexta e sábado, termos uma feira aqui. Vamos ampliar também esse espaço. Queremos trazer para Maricá a ideia do Mercado Gastronômico de San Miguel, em Madrid, na Espanha. Estamos trazendo um pessoal com a experiência da Europa para integrar aqui o artesanato e a gastronomia”, explicou Eugênio Soares, diretor de Responsabilidade Social e Economia Solidária da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Expectativa de boas vendas

Os expositores que irão atuar no Espaço Solidário estão confiantes de que as vendas devem ser boas. Vale frisar que artesãos dos quatro distritos da cidade terão espaço assegurado no local.

“Esse espaço significa muito pra nós. Eu vendia meus produtos em Bambuí e agora poder ter um local coberto, estruturado, uma barraca só minha, vai ajudar muito”, disse a representante dos feirantes e expositora Risomar ‘Riso’, de 70 anos.

“Minha expectativa está bem alta com esse projeto aqui no centro. Eu trabalho com biojoias, que são feitas com sementes, madeiras e cristais. Aqui é uma área de bastante movimento e eu espero que seja um sucesso nas vendas”, comentou a empreendedora Claudia Staldony, moradora do Condado.

Mostra Solidária

Com a inauguração do Espaço Solidário, teve início a ‘Mostra Solidária’, que busca divulgar e comercializar os produtos e criações dos feirantes que integram a rede solidária da cidade. A programação inclui palestras sobre economia solidária, além de uma série de oficinas sobre como gerenciar um empreendimento solidário. O evento contará ainda com atrações musicais e apresentações de dança.

Serviço: Mostra Solidária
Data: 11/10 a 19/10 (sexta a sábado)
Horário: Todos os dias 17h às 22h
Local: Espaço Solidário de Maricá, na Rua Barão de Inoã s/n, Centro, (terreno ao lado da praça de alimentação, em frente ao Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos)

 

Confira a programação:

Dia 1 – Sexta 11/10/2024
Temática do dia: Baile da Primavera
17h – Solenidade da inauguração
18h30 – Pré-baile – DJ Codi e Maricá das Artes
19h – Primeiro Bloco – Apresentação dos Cavalheiros
20h30 – Música ao vivo – Kirton, Ellen e Lucas
21h30 – Aulão de Gafieira e Forró
Encerramento – DJ Codi

Dia 2 – Sábado 12/10/2024
Temática do dia: Dia das Crianças
17h – Atividade pelo Dia das Crianças
18h30 – Show voz e violão – Lavínia
20h – Batalha de rimas/Sarau de poesia – Ruasia

Dia 3 – Domingo 13/10/2024
Temática do dia: Festa do DJ
18h30 – Show voz e violão – Vivi Serrano
19h40 – DJ Codi

Dia 4 – Segunda 14/10/2024
17h – Oficina: Da ideia ao negócio – Danilo Ramos
19h30 – Show voz e violão – Amanda Dilva
Dia 5 – Terça 15/10/2024
17h – Palestra: Economia Criativa do Carnaval – Palestrante: Sady Bianchin
18h30 – Show voz e violão – Jorginho Doug

Dia 6 – Quarta 16/10/2024
17h – Oficina: Inteligência de Negócios – Instrutor: Fabrício Dias
19h30 – Show voz e violão – Lira

Dia 7 – Quinta 17/10/2024
Temática do dia: Dia das Mulheres
17h – Palestra: Redes de Transformação: Benefícios da organização em rede e do trabalho coletivo – Palestrante: Thaisa Muniz
18h10 – Aulão de Samba no pé – Professora: Elaine Rosas
19h40h – Show Pagodamas

Dia 8 – Sexta 18/10/2024
Temática do dia: Dia da Cultura Afro
17h – Palestra: Empreendimento solidário negro – Palestrante: Julina Brasil
18h40 – Apresentação de grupo de dança – Grupo de Danças urbanas (Maricá das Artes)
18h40 – Show voz e violão – Jô Borges

Dia 9 – Sábado 19/10/2024
Temática do dia: Dia da Diversidade / Encerramento do Evento
17h – Contação de histórias e criação de origami – Contadora: Carol Souza
18h – Apresentação 1 – Nação Alarde
18h30 – Apresentação 2 – Nação Alarde
19h15 – Voz e violão – Valentim
20h30 – Show Drag da Nação Alarde
21h – Nação Alarde – Apresentação 4

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: