Novas medidas para reduzir a circulação do vírus
As novas medidas serão publicadas no Jornal Oficial de Maricá
Prefeito Fabiano Horta realizou nesta terça-feira (23/03), as 16h, uma live pelas redes sociais oficiais da Prefeitura de Maricá. A live foi para anunciar novas medidas que serão adotadas pelo município para reduzir a circulação do vírus.
“É melhor frear agora que parar depois.”
As novas medidas estão sendo editadas e passarão a valer a partir da sua publicação no Jornal Oficial de Maricá (JOM). A saber, do dia 26/03 a 05/04/2021, serão dez dias, funcionando apenas as atividades essenciais; em suma, retorno à bandeira laranja, visando diminuir o fluxo de pessoas nas vias centrais e comércio de Maricá. O novo decreto foi discutido com os municípios vizinhos.
Esse retorno ao Laranja significa restrição à utilização de locais públicos de lazer como praias, lagoas, praças e parques. Fica suspenso também o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, exceto: supermercados; farmácias; hospitais, laboratórios e similares para atendimento de urgência, estabelecimentos bancários e casas lotéricas, lojas de conveniência, mercados, açougues, aviários, hortifrutis, comércios varejistas de alimentação animal e estabelecimentos de varejo e comercialização de produtos alimentícios. Já comércios como bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, açaiterias, cafeterias e assimilares voltam a atender somente por delivery.
Praias estarão fechadas, com 8 pontos de barreiras sanitárias e fiscalização; acrescido de um ponto de barreira sanitária na cachoeira do Espraiado.
Novas medidas econômicas também foram anunciadas
Secretário de Desenvolvimento, Igor Sardinha, também fez anúncios das novas medidas econômicas que irão colaborar no isolamento.
Cestas básica e kits de limpeza continuarão sendo distribuídos nos próximos meses.
O Programa de Amparo ao Trabalho, PAT, foi prorrogado por mais dois meses no valor de R$ 1.045,00. Além disso, o Programa de Amparo ao Emprego, PAE, foi prorrogado por mais 3 meses.
Do mesmo modo, o valor do Renda Básica Cidadania, RBC, foi mantido em R$ 300,00 por mais dois meses,
Reabertura das inscrições para os micro, pequenos empresários e MEI para o Fomenta Maricá.
Participantes do Fomenta Maricá terão prorrogação do prazo de pagamento do crédito tomado por mais 3 meses.