Chapa 2 emite Nota de Repúdio às Eleições 2022 – Fórum Cultural de Maricá
Nota de Repúdio da Chapa 2 às Eleições 2022 do FCM
A Chapa 2, candidata à eleição da diretoria do Fórum Cultural de Maricá, emitiu, nessa sexta-feira (18/03), nota de repúdio às eleições que estavam marcadas para aquela data e informou seu desligamento do pleito. Segue abaixo a íntegra do documento.
A/C: À COMISSÃO ORGANIZADORA DA ELEIÇÃO 2022 DO FÓRUM CULTURAL PERMANENTE DE MARICÁ E À SOCIEDADE CIVIL.
Ref.: NOTA DE REPÚDIO ÀS ELEIÇÕES 2022 DO FCM
FÓRUM CULTURAL PERMANENTE DE MARICÁ.
De: Chapa 2
NOTA DE REPÚDIO ÀS ELEIÇÕES 2022 DO FÓRUM CULTURAL PERMANENTE DE MARICÁ.
A Chapa 2 vem por meio deste ofício manifestar NOTA DE REPÚDIO ÀS ELEIÇÕES 2022 DO FÓRUM CULTURAL PERMANENTE DE MARICÁ e INFORMAR aos coletivos o seu desligamento à concorrência das eleições 2022 por considerar a EXTREMA GRAVIDADE as DENÚNCIAS recebidas e divulgadas em Assembléia, realizada na quarta-feira, dia 16 de março de 2022 às 18 h, pela presidente da comissão organizadora Rosane Canuto.
Levamos em consideração a falta de transparência em todo processo desde o início, inclusive com a atual presidente do Fórum participando do processo em pleno exercício da função, sem se afastar do mesmo e sendo eleita Conselheira de Cultura do Município, o qual o Fórum é um dos fiscalizadores.
A Violação do Regimento Interno do Fórum Cultural e acesso à direita líquidos dos trabalhadores da Cultura, onde a atual presidente do Fórum Cultural, ainda em posse do cargo ao qual NÃO SE DESCOMPATIBILIZOU, para concorrer ao cargo eletivo declara publicamente em vídeo no dia 16/03/2022 ao Coletivo de Cultura que conhece e desconsidera o Regimento Interno e sua legislação que norteiam o Fórum Cultural. Deixando claro a total falta de ética, lisura e moralidade ao processo democrático, onde no mínimo, esta comissão organizadora mostrando transparência deveria impugnar a Chapa 1 e trazer a assembléia a possibilidade de adiar as eleições por mais 30 dias, dando a oportunidade para que novas chapas possam se inscrever, corrigindo todo o processo eleitoral viciado na sua origem, em 2 anos de mandato não se fez campanhas de inscrições e incentivos de participatividades para membros do Fórum cultural.
Há que se questionar a real intenção de filiações nas vésperas das eleições. Nas denúncias foram também apresentados vídeos onde funcionários públicos em posições de cargos de chefia do executivo e do legislativo entregaram fichas de filiação do Fórum Cultural. No mínimo questionável pela Sociedade Civil. Cabe observância nas Leis 8.429, de 2 de junho de 1992 e Lei 14.230 de 2021.
Tenho consciência da construção da gestão anterior deste Fórum, a Presidência e seus Diretores anteriores com o Coletivo, avançaram em grandes conquistas com a Pré-conferências e Conferência de Cultura de 2019 e aprovação da nova e atual Lei do Conselho e o acordo de Eleição e Posse do atual Conselho de Cultura.
Qual a Conquista desta gestão atual?
Como a Chapa 2 resolve todas as atitudes de forma horizontal, foi internamente voto unânime em nos retirarmos, pois, não vamos legitimar tal vergonhosa atitude desta direção do Fórum. Como esta não representa a Sociedade Civil e os trabalhadores da Cultura. Assim pensamos.
Temos a consciência da construção da gestão anterior deste Fórum, a Presidência e seus Diretores anteriores com o Coletivo, avançaram em grandes conquistas com a Pré-conferências e Conferência de Cultura de 2019 e aprovação da nova e atual Lei do Conselho e o acordo de Eleição e Posse do atual Conselho de Cultura. Qual a Conquista desta gestão atual?
Atenciosamente
CHAPA 2
Maricá, 18 de março de 2022.
A M1News esclarece que entramos em contato com Raquel Simões, Presidente do Fórum Cultural de Maricá. Caso queira exercer seu direito de resposta, a M1News disponibiliza o espaço para que ela se pronuncie.
A M1News também esclarece que o conteúdo ora publicado não reflete, necessariamente, a posição da M1News.
A M1News é imparcial nas questões aqui abordados e só está disponibilizando o espaço para o debate amplo e democrático de ambas as partes.
Editado em 19/03/2022: Veja resposta da presidente do FCM, Raquel Simões, à Nota de Repúdio da Chapa 1.