Mulher é tema do webnário “Reconstruindo o Brasil a partir de Darcy Ribeiro”

Compartilhe essa matéria:

Evento da Codemar em parceria com a Fundação Darcy Ribeiro traz a ativista Taísa Machado, que usa a dança para empoderar as mulheres

A Prefeitura de Maricá realiza na próxima quarta-feira (05/04) a quinta edição do webnário “Reconstruindo o Brasil a partir de Darcy Ribeiro”, que tem a mulher no Brasil como tema em palestra, oficina, além de batalhas de rap e slam, com transmissão a partir das 19h no canal do Youtube (@prefeiturademarica1). Com curadoria da escritora Heloísa Buarque de Holanda, o evento é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e da Fundação Darcy Ribeiro.

 

A principal atração será a ativista Taísa Machado, que utiliza a dança como forma de empoderamento. A atriz, escritora e pesquisadora de dança e sexualidade é autora do livro “O Afrofunk e a Ciência do Rebolado”. Ela iniciou sua trajetória artística no coletivo teatral “Tá na Rua”, de Amir Haddad, e criou o projeto “Afrofunk”, um mergulho no universo das danças contemporâneas, produzidas nas periferias mundo afora e suas ligações com danças ancestrais e a diáspora africana.

 

“Todas as convidadas são mulheres nesta edição. Um time da pesada vai participar das batalhas de rap, todas dos grupos Ruasia Maricá e Poesia na Rua. As oficinas da Taísa debatem o lugar da mulher na sociedade, suas relações com o corpo, a sensualidade e a cultura que nasce na periferia carioca”, explicou Rita Rosa, professora colaboradora da diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar.

 

As batalhas de rap e slam serão comandadas por Cris SNJ, Gênesis, Valen Valentine, Luísa Antunes e Ana Vitória e acontecerão na sede do Ruasia Maricá, no Centro da cidade, com a participação de convidados. No local haverá um telão por onde será possível acompanhar a palestra de Taísa. Todo o evento será transmitido ao vivo pela internet e ficará disponível no Youtube.

 

 

Foto: Divulgação

Fonte: Codemar

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: