Ministro Alexandre Padilha visita Festa Literária Internacional de Maricá
Representante do governo federal chegou acompanhado de comitiva e discursou para o público no auditório Gilberto Gil
A 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) recebeu nesta sexta-feira (29/09) a visita do ministro de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha; e do seu secretário-executivo Olavo Noleto. Eles foram recepcionados pelo prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e pelos secretários de Governo, João Maurício Freitas, e de Educação, Márcio Jardim.
Os representantes assistiram, na entrada da cidade cenográfica da Flim, à apresentação de um grupo de capoeira e da escola de samba mirim Filhos da Águia, da Portela. O ministro ainda brincou de jogar capoeira e passou em seguida pela Tenda Literária até chegar na Arena Gilberto Gil, artista homenageado nesta edição.
O ministro Alexandre Padilha discursou para o público na arena, um auditório com mais de 400 lugares onde acontecem as palestras e rodas de conversa, e destacou a importância de eventos como a Flim para a cultura na cidade.
“A prioridade na cultura voltou para o Brasil, quando a gente decide recriar o Ministério da Cultura, sancionar e regulamentar a Lei Paulo Gustavo, que coloca esse ano mais de 3 bilhões de reais na cultura. Uma decisão clara de que a cultura é geração de renda, turismo e identidade de uma cidade. Fazer atividades como essa reforça a diversidade, a identidade cultural da cidade, que geram renda, apoiam projetos para as mulheres e para os jovens. O presidente Lula está muito feliz com a iniciativa da Prefeitura e por ser parceiro nessa festa”, disse Padilha.
O prefeito Fabiano Horta destacou a festa literária como um marco importante para a cidade, o estado e o país pela dimensão que extrapolou este ano.
“O Brasil vive um momento de reencontro importante na dimensão da cultura que o ministro Padilha já colocou. Maricá realiza essa oitava Flim com a clareza que é importante que a gente estimule e perpasse todo esse mundo da literatura, da cultura, da arte, da abstração e que isso faça parte do cotidiano da cidade. É um grande marco para afirmação da identidade cultural da cidade. A gente vai continuar seguindo com a Flim para construir uma sociedade fraterna, justa, solidária, que cultive valores dessa natureza. A Flim extrapolou as fronteiras de Maricá e agora a gente quer que a Flim fale com o Rio, com o Brasil e o mundo”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.
Ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto elogiou a organização do evento e deu as boas-vindas ao ministro, que já esteve em visita à cidade em outras ocasiões.
“Que festa linda! Tá tudo maravilhoso. Eu não consigo, ministro Padilha, vir pra cá sem vestir a camisa de maricaense. Então quero dizer como maricaense, seja muito bem-vindo. É uma honra receber você aqui”, disse o secretário-executivo.
A comitiva contou também com a presença do deputado federal Dimas Gadelha e do secretário de gabinete do governador do Estado do Rio, Rodrigo Abel, e do vice-prefeito licenciado Diego Zeidan, que atualmente é secretário de Economia Solidária do Rio.
Foto: Evelen Gouvêa